Jataizinho

Postado dia 20/06/2012

Serviço de Àgua e Esgoto completa 47 anos de atividades

 

João Pinto Filho, novo diretor do Saae
Wilson Fernandes, prefeito

Na manhã desta terça-feira (19/06), o Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto de Jataizinho (Saae) completou 47 de existência, e celebrou a data com encontro em seu auditório que, reuniu cerca de 50 pessoas entre funcionários do Saae, representantes de entidades de serviço, diretores de escolas e, dos poderes legislativo e executivo.

Para o prefeito Wilson Fernandes, o Saae vem mostrando a cada dia sua pontencialidade e credibilidade aos munícipes, seja através de seus serviços de excelência, seja na elaboração e execução dos projetos que garante o bem estar das pessoas e o respeito e a preservação ambiental.Wilsinho disse estar contente em contribuir para que a autarquia alcançasse os objetivos na garantia de um direito fundamental e, bem indispensável as necessidades humanas, que é o acesso a água.

O prefeito explicou que o sua gestão foi marcada pela moralização da administração pública, dando atenção aos serviços essenciais como educação, saúde, cultura e esporte. Na renovação da frota de veículos que prestam serviços em todos os setores da prefeitura, e recentemente o acesso a justiça, que aguarda a transferência de comarca para regional de Londrina.

No encontro, o novo diretor do Saae João Pinto Filho, lembrou dos anos de início da empresa, e alguns fases de evolução que o Saae foi conquistando através dos seus 47 anos. Pinto Filho disse que, nos últimos anos o Saae tem prestado serviços que possibilitou a ampliação e o melhoramento do sistema de distribuição e coleta de esgoto nos principais bairros da cidade, como nos conjuntos Antônio José Vieira, Maria Júlia, Vila Frederico, e parte do sistema da região central da cidade.

Ele também explicou que está em fase inicial de estudo do Plano Municipal de Saneamento, conforme Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Segundo o diretor do Saae, esse plano será uma ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população. Segundo el,e o objeto do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, compreendem: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

Novos projetos

Estão previstos ainda para este ano, a construção de poço artesiano, casa de química, abrigo dos comandos para o funcionamento do sistema, além do sistema de distribuição para cerca de 21 lotes distribuídos que fazem parte do programa Agricultura Familiar, localizado na fazenda Berrante, sessão Coqueiro.Também estão previstos a readequação de quatro projetos na zona rural, que são: a rede da Àgua do Coqueiro, Jangada e Àgua do Pari 1 e 2.

Saae em números

Atualmente o Saae possúi 26 funcionários, distribuídos nos setores administrativos, operacional de ETA, operacional da rede de esgoto. Sua rede de água atende à 3.730 domicílio residênciais, comerciais, de saúde, industriais e rurais. Já a rede coletora de esgoto atende a 3.400 domicilio. O Saae também possui dois poços artesianos, um centro captação localizado as margens do rio Tibagi, três lagoas de tratamento de esgoto primário, 10 veículos; entre eles cinco motocicletas, três camionetes, e dois tratores.


por RODOLFO SPLENDOR BRANDÃO, para o Tribuna de Amoreira


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br