Notícias

Postado dia 02/02/2011

Caravana conta trajetória do violeiro Tião Carreiro

A comunidade assaiense conta com show de sertanejo raiz nesta quarta-feira, 2, a partir de 20 horas, com as Irmãs Franco, e Roberto e Meirinho.

O evento acontece na avenida Rio de Janeiro, nas imediações da Praça da Matriz.

O show faz também parte da Caravana Sertaneja, que ainda traz a cidade o Espaço Cultural Tião Carreiro.

Através de documentos, objetos e instrumentos musicais dispostos em um caminhão, o museu conta a trajetória do violeiro José Dias Nunes, popularmente conhecido por Tião Carreiro.

Nascido em Montes Claros (MG), em 13 de dezembro de 1934, ele faleceu em 15 de outubro de 1993, deixando milhões de fãs pelo Brasil afora.

Seu repertório inclui centenas de músicas gravadas por ele em 27 discos 78 rpm (9 com Carreirinho e 18 com Pardinho) e 41 LPs, que foram remasterizados em 41 CDs (33 com Pardinho, um com Carreirinho, quatro com Paraíso, dois discos solo e um com Praiano). Seu legado envolve ainda 15 compilações em LP lançadas entre uma e outra gravações originais, compactos simples e duplos.

Tião Carreiro é reconhecido também como criador do pagode caipira, definido pelo cantador e produtor mineiro Teo Azevedo como uma feliz junção do coco nordestino com o calango de roda.

O novo ritmo surgiu em março de 1959, embora seu primeiro registro em disco tenha se dado no ano seguinte, com "Pagode em Brasília" (Teddy Vieira e Lourival dos Santos).

Mais detalhes sobre vida, carreira e obra de Tião Carreiro podem ser acessados no site www.tiaocarreiro.com.br, criado recentemente a partir do acervo mantido por Nair e Alex Marli Dias, filha única do casal.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br