Notícias

Postado dia 03/03/2011

Eleições 2012: entre populismo e eficiência administrativa

Ao avaliar a atual administração, durante entrevista em 27 de fevereiro último, o pastor Jorge Pires Correa defendeu que “o prefeito Tuti (Michel Ângelo Bomtempo, do PMDB) tem mais acerto do que erro. O erro principal é a falta de carisma e poder de comunicação de massa, mas é um bom administrador”.

Já em relação ao possível sucessor, a ser escolhido em outubro de 2012, Jorge Pires comentou ainda que “a cidade precisaria de alguém técnico na prefeitura, de preferência uma pessoa preparada, tipo gerenciador de cidade, que seja formado nessa área, um especialista em administração de município”.

Das observações feitas pelo pastor e também técnico em Contabilidade pode se extrair duas questões fundamentais: o suposto carisma necessário ao gestor público, assim como sua capacidade gerencial e administrativa.

No entanto, no que se refere ao primeiro aspecto, do carisma, estamos diante de algo bastante delicado e perigoso. Aqui se abre espaço para o populismo, o paternalismo, tendo o político como o grande “pai dos pobres”. Nessa categoria têm-se como exemplos certos lideres políticos como os ex-prefeitos José Carlos da Cruz (Assaí), Adevilson Gouveia (São Sebastião da Amoreira), Antônio Casemiro Belinati (Londrina) e assim por diante.

Por sua vez, na segunda categoria, versando sobre capacidade gerencial e administrativa, são exemplos os ex-governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais), além do ex-prefeito de Curitiba e atual governador do Paraná, Beto Richa.

Em que pese toda crítica justa ou injusta, o atual prefeito assaiense Michel Ângelo Bomtempo tem perfil mais técnico do que populista. Isso tem feito bem para a cidade, que passa a depender menos do “grande pai prefeito”. É preciso valorizar pessoas a partir da criação de oportunidades, situação essa claramente percebida através da política de investimentos em Educação nos diferentes níveis – estadual, municipal, federal, além de ensino técnico e profissionalizante.

Voltando à província chamada Assaí, tendo em vista o processo eleitoral marcado para 2012 e diante dos supostos nomes à disposição da população, importante então traçar o perfil de cada um deles:

Apesar de transferido para a Grande São Paulo, o padre João Carlos dos Santos é lembrado como possível candidato a prefeito de Assaí em 2012. Seu nome aparece na lista de intenção de votos por estar à frente durante cinco anos de obras e projetos desenvolvidos pela Igreja Católica e voltados principalmente à Educação.

Ao seu lado, ainda no grupo de políticos com perfil de gerente e administrador, estão também o ex-vereador Alaor Euzébio dos Santos e a primeira-dama Neusa Maria Varella Bomtempo (principalmente por ações na área social e empresarial).

No segundo grupo, dos políticos carismáticos e paternalistas, estão nomes como do empresário Juan da Veipa (que fez fama ao gastar muito dinheiro com a população), o vereador Chico Soares (que, ao longo da vida, tem feito festa, enxovais, cadeiras e banquinhos para famílias carentes, além de construção de várias moradias).

No caso do vereador Antônio Menegildo Manoel, o Gavião, e do ex-vereador e também advogado Januário Silvério de Souza, o Silverinho, são nomes a ser considerados para vice-prefeito, devido à experiência de articulação política, sendo de grande valia ao prefeito eleito.

No entanto, caso Assaí siga o exemplo europeu de adotar a figura do prefeito-gerente de cidade (aquele que de fato administra o dia-a-dia da prefeitura), Gavião e Silverinho seriam então bons nomes para prefeito-político (aquele que representa o município e sai em busca de convênios, projetos e liberação de verbas junto às demais esferas de governo).

Há ainda outros pretensos candidatos a prefeito para a próxima eleição, no entanto, eles oscilam entre um ponto e outro, não sendo enquadrados unicamente entre carismáticos e administradores.

Quando outubro de 2012 chegar, e diante das urnas eletrônicas, a escolha entre político com perfil populista ou de capacidade gerencial e administrativo fará a grande diferença para o futuro de Assaí.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br