Assaí

Postado dia 21/01/2013

Prefeitos estabelecem prioridades para o norte paranaense

Elza Corrêa e prefeito Kireeff
 Luiz (Assaí) e João Monza (Bela Vista)
próximo encontro: 18 de fevereiro
vice Miriam Tarosso, de Jataizinho

Durante o segundo encontro para traçar suas principais reivindicações, prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Londrina elegeram três pontos prioritários de uma pauta que inicialmente contava com 17 propostas.

Reunidos no gabinete do prefeito Alexandre Lopes Kireeff, de Londrina, nesta segunda-feira (dia 21), os demais 16 prefeitos do norte do Paraná elegeram como prioridades a integração do transporte coletivo e o subsídio da tarifa do transporte, a duplicação da rodovia PR-445 de Mauá até a divisa com São Paulo e a viabilização do Trem Pé Vermelho

A próxima reunião entre os governantes municipais está marcada para 18 de fevereiro, na sede da Coordenação da Região Metropolitana de Londrina (Comel).

No primeiro encontro que aconteceu na semana passada, 14 de janeiro, o prefeito de Assaí, Luiz Alberto Vicente (PSDB) tinha sido o primeiro a chamar a atenção sobre a questão do subsídio ao transporte coletivo na região metropolitana. A questão foi na seqüência suscitada também pelo prefeito de Jataizinho, Élio Duque Batista da Silva.

De acordo com o prefeito londrinense Kireeff, a integração do transporte coletivo entre os municípios vizinhos exige uma atuação operacional das cidades e tem um aspecto reivindicatório que exige um marco regulatório estadual. Já o subsídio do transporte coletivo está vinculado a esta deliberação e a intenção é que haja isonomia com o subsídio praticado na região metropolitana de Curitiba.

O “Trem Pé Vermelho” também está na agenda e trata da viabilização de um trem da Região Metropolitana de Maringá até a Região Metropolitana de Londrina. Segundo o prefeito de Londrina, estes três assuntos já estão na agenda regional e serão apresentados nesta terça-feira, 22 de janeiro, ao governador Beto Richa.

“A intenção é sensibilizar as autoridades estaduais e federais demonstrando que realmente há um entendimento dos temas que são importantes para o desenvolvimento da região. Pois, a partir do momento em que 18 municípios avaliam o assunto como prioritário, isso ganha peso para a inclusão da agenda estadual e federal”, explicou Kireeff.

Outros temas apresentados pelos prefeitos estão sendo encaminhados para entidades competentes como, por exemplo, as questões relacionadas à segurança foram levadas ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e os assuntos relativos à saúde, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).

Os temas estruturantes e com perfil claramente reivindicatório junto ao governo estadual e federal serão incorporados à agenda.

Foram convidados para o encontro os prefeitos de Alvorada do Sul (João Carlos Peres), Apucarana (Carlos Alberto Preto), Arapongas (Antônio José Beffa), Assaí (Luiz Alberto Vicente), Bela Vista do Paraíso (João de Sena Teodoro Silva), Cambé (João Dalmácio Pavinato), Ibiporã (José Maria Ferreira), Florespolis (Onício de Souza), Jaguapitã (Ciro Brasil Rodrigues de Oliveira e Silva), Jataizinho (com a presença da vide-prefeita Miriam Lúcia Tarosso da Silva), Pitangueiras (Antônio Edson Kolachinski), Primeiro de Maio (Daniel Renzi), Rolândia (João Ernesto Lemann), Sabáudia (Edson Hugo Manueira), Sertanópolis (Aleocídio Balzanelo, o Tide), Tamarana (Paulino de Souza), além do coordenador da Comel, Victor Hugo Dantas, e a líder do prefeito Kireeff na Câmara, Elza Corrêa.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br