Notícias

Postado dia 08/03/2011

No Dia da Mulher, Neusa Bomtempo fala ao portal Revelia

Para a empresária e primeira-dama de Assaí,  Neusa Maria Varella Bomtempo, as mulheres são habilidosas para lidar com a vida profissional, com família e filhos.

No seu caso, ela tem dividido seu tempo entre a presidência do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), os cuidados com a família e a rotina profissional na Jumbo Indústria Mecânica e Tratamento Térmico.

Citando a crescente presença feminina no mercado de trabalho, Neusa Bomtempo, considera que “os sonhos dos casais estão se realizando muito mais rápido, porque hoje as mulheres trabalham, e ajudam no orçamento familiar”.

No Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, 8, Neusa Bomtempo defendeu a necessidade de as mulheres manterem a essência da família. A seguir principais trechos da entrevista concedida em sua residência:

Revelia: Como a senhora vê o papel da mulher na atual sociedade?

Neusa Maria Varella Bomtempo: O papel da mulher hoje é extremamente importante. Acho que todas as mulheres trabalharam para conquistar o que elas são o que elas têm hoje. Elas fizeram por merecer em todos os aspectos, em todas as profissões, para conquistarem seu espaço, na política, no mercado de trabalho.

Revelia: À medida que a mulher avança no mercado de trabalho, como ela tem lidado com a questão da família?

Neusa Bomtempo: Acho importante que, apesar de suas conquistas, a mulher não esquece o lado da família, do cuidado com os filhos. A essência da família é ainda muito importante, e ela preserva isso muito bem. Mesmo tendo seu próprio negócio, as mulheres ainda mantêm a essência da família que é a coisa mais importante que a gente tem.

durante almoço do Provopar oferecido para a comunidade

Revelia: Mas essa presença no mercado de trabalho não significa também que elas estão tendo menos tempo para cuidar dos filhos e da família?

Neusa Bomtempo: Os sonhos dos casais estão se realizando muito mais rápido, porque hoje as mulheres trabalham, e ajudam no orçamento familiar.

Por ter esse encargo de cuidar dos filhos, de trabalhar, ser esposa, acho que as mulheres são tão habilidosas para lidar com essa questão, e elas conseguem fazer tudo isso.

Sem perder a essência da família, de presenciar o crescimento dos filhos, e elas conseguem isso. É só saber dividir, ter tempo para os filhos. Na vida das mulheres isso é normal. Não é fora do comum que você está trabalhando e pensando no que vai fazer de almoço e no jantar. Sua cabeça está a mil por hora, e isso é na cabeça de todas as mulheres. Essa garra, essa iniciativa tem muito mais hoje do que antes, uma vez que as mulheres estão abrindo seu próprio comércio, estão à frente de vários pontos comerciais, trabalhando com o marido, não só na cidade como na zona rural.

Revelia: Na sua avaliação, como o homem tem enfrentado esse espaço crescente conquistado pelas mulheres?

Neusa Bomtempo: A mulher desenvolve um papel de uma responsabilidade na sociedade de hoje, ao contrário dos anos anteriores. Hoje a mulher tem uma participação em quase tudo. Em tudo tem uma mão feminina, e os homens já aceitam isso. Antes os homens tinham certo preconceito, certo machismo, em relação a cargos de chefia para uma mulher. No entanto, atualmente ela ocupa cargos importantes como presidente da República, senadora e presidentes de empresas, sendo que 30% de cargos das multinacionais são dirigidos por mulheres.

Neusa (à direita), durante evento do Provopar

Revelia: Além de seu envolvimento com o mundo empresarial, a primeira-dama do município tem estado também à frente do Provopar. O que representa isso?

Neusa Bomtempo: Uma das coisas com as quais me sinto feliz e realizada, no Provopar e na política, é a quantidade de amigos e amigas que conquistei.

Ainda quanto a minha experiência no Provopar, sinto-me até honrada por presidir essa entidade e por dar minha parcela de contribuição em todas as instituições. É uma oportunidade para poder fazer um pouco para os que mais precisam.

Há também uma população de Assai que colabora, uma equipe que me ajuda muito. Fico muito feliz com a solidariedade e voluntariado que é muito grande, com o fato de que tem mulheres que trabalham como voluntárias.

Revelia: Qual o recado que a senhora gostaria de dar a todas as mulheres de Assaí nessa data?

Neusa Bomtempo: Gostaria de parabenizar a todas as mulheres, lembrando que Assai tem muitas mulheres de quem eu admiro muito, e é difícil citar nomes. Não podemos esquecer também que, em relação a essas muitas conquistas, apesar de as mulheres terem se esforçado bastante, muitos homens também ajudaram para que isso fosse realizado. Elas fizeram por merecer, mas os homens também ajudaram, reconhecendo esse esforço e dedicação.

Revelia: Se a senhora fosse destacar uma qualidade das mulheres, qual aspecto apontaria?

Neusa Bomtempo: Admiro muito a valentia das mulheres, de quanto são capazes de resolver o problema que tem em casa com marido, com muito discernimento para resolver as coisas.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br