Itambaracá

Postado dia 09/03/2013

Deputado Rasca Rodrgues participa de soltura de peixes

O deputado Rasca Rodrigues (PV) participou, em Itambaracá – região Norte do Paraná – de uma soltura de 50 mil peixes juvenis, na represa de Canoas I, para o repovoamento do estoque pesqueiro da bacia do rio Paranapanema. A ação foi uma iniciativa do vereador Aparecido Souza, o Cidão, em benefício da pesca amadora e profissional.

Ao todo, foram colocados no rio 40 mil juvenis de Corimba e 10 mil juvenis da espécie Pacu. O objetivo é garantir a reprodução de espécies nativas na represa Canoas I e Canoas II.

O município de Itambaracá conta com cerca de 50 produtores e criadores de peixes. Em apenas três anos, foram produzidos cinco milhões de alevinos de espécies nativas e outras 400 toneladas de peixe da espécie Tilápia que passaram pelo processo de engorda em criadores  locais.

O deputado Rasca Rodrigues destacou a importância da ação, promovida pela iniciativa privada. “Temos acompanhado de perto as ações destes produtores e contribuído com informações para o processo de licenciamento dos tanques-redes. Eles utilizam a natureza da forma correta, sem degradar ou poluir os rios e o meio ambiente. Merecem nosso apoio”, declarou o deputado Rasca, que já foi secretário do Meio Ambiente e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Já o vereador Cidão, reforçou a necessidade de programas de incentivo ao aumento do estoque pesqueiro.  Ele pediu o retorno do Programa de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, desenvolvido pelo Governo do Estado até o ano de 2010, com o objetivo de promover o repovoamento dos rios do Paraná.

“Os produtores da região estavam incluídos em um projeto de repovoamento que trazia benefícios econômicos, sociais e ambientais. O retorno destas ações são muito importantes para nós”, afirmou o vereador Cidão, que também produz alevinos.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br