Sapopema

Postado dia 11/03/2013

Casa Familiar Rural muda local de aulas após incêndio de janeiro

Devido ao incêndio que, em 24 de janeiro desse ano, atingiu suas instalações, a Casa Familiar Rural (CFR) Padre Sasaki, de Sapopema, terão suas aulas no salão paroquial da Igreja da Matriz Sant’ana.
A definição daquele local se deu após entendimentos entre a Associação da Casa Familiar Rural, prefeitura de Sapopema e o Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, e negociação com padre Nelson e com o Conselho Administrativo da Paróquia Sant’ana.

Para abrigar a sede provisória da CFR, a administração municipal, através do vice-prefeito Gimerson de Jesus Subtil, realizou algumas adaptações no salão paroquial para os alojamentos feminino e masculino, salas de aula e banheiros. Dessa Forma, manteve-se o calendário escolar 2013 com o início das aulas para o 1º ano (a partir de 18 de fevereiro) e para 2º e 3º anos (começando no dia 25 do mês passado).

No ano letivo de 2013, a CFR Padre Sasaki atenderá três turmas no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, com turmas de 1º ano (35), 2º ano (22) e 3º ano (18), totalizando 75 jovens.

Incêndio

Por ocasião do incêndio de 24 de janeiro de 2013, o fogo havia se propagado  rapidamente, destruindo 925 m² contendo salas de aula, secretaria, alojamentos femininos e masculinos, banheiros, biblioteca, sala de TV, alojamento dos monitores, cozinha, e refeitório, além de móveis e equipamentos como: beliches, colchões, armários, mesas e cadeiras, equipamentos de cozinha, acervo de livros da área de Agropecuária e Literatura em geral; TV, a documentação escolar também equipamentos como microscópios, lupa biológica, datashow, notebook, caixa de som e computadores.

Histórico


Desde sua função em 1995, a Casa Familiar Rural Padre Sasaki já formou o total de 177 jovens, no curso de Qualificação em Agricultura com Conclusão do Ensino Fundamental (112) e em Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (com 65 jovens em cinco turmas).

Desde o inicio dos trabalhos a CFR sempre teve uma atuação a nível regional. O público atendido pela CFR de Sapopema são jovens camponeses, de ambos os sexos, filhos de agricultores familiares, assentados e acampados da Reforma Agrária oriundos de nove municípios da região Norte Pioneiro do Paraná: Sapopema, São Jerônimo da Serra, Nova Santa Barbara, Santa Cecília do Pavão, Santo Antonio do Paraíso, Congonhinhas, Jundiaí do Sul, Ibaiti e Curiúva.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br