Notícias

Postado dia 02/04/2011

Excesso de flúor faz com que prefeitura desative três poços artesianos

A administração municipal pretende desativar 3 dos 5 poços artesianos perfurados recentemente na zona rural de Assaí, por causa de excesso de flúor encontrado na água.

A desativação dos poços aponta como uma das alternativas para solucionar o problema.

Outra alternativa seria nova perfuração para tentar chegar ao Aquífero Guarani, a partir de acompanhamento técnico de geólogo da Sanepar (Companhia Paranaense de Saneamento). Terceira opção seria a contratação de uma empresa para a correção do problema.

No entanto, essas duas possibilidades esbarram no volume de recursos financeiros a ser investidos.

Com recursos do PAC 1 foram perfurados em Assaí, cinco poços artesianos, nas regiões do Maracatu, Bela Vista, Paineira, Guarucaia e Gásperi, mas apenas os dois primeiros têm índice de flúor dentro dos parâmetros observados pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

Segundo levantamento nos cinco poços, Guarucaia com 2,56mg/L, Paineira com 2,20mg/L e Gásperi com 2,38 mg/L estão bem acima do índice normal que é de 1,50mg/L. Já os poços nas regiões da Bela Vista (1,30mg/L) e Maracatu (1,38mg/L) atendem ao preconizado e em breve receberão novos investimentos.

Nos locais onde os poços – no total de dois - foram liberados, a prefeitura de Assaí espera para os próximos dias, abrir processo de licitação para realizar a capitação, reserva e distribuição da água para os moradores do Maracatu e Bela Vista.

Pelo projeto, 21 famílias serão beneficiadas na primeira etapa do programa, sendo 12 na seção Bela Vista e outros 9 na seção Maracatu. Os reservatórios terão capacidade de 10 a 15 metros cúbicos de água. O prazo para o inicio das obras é de 90 dias.

com informações do Assaí Notícias


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br