Londrina

Postado dia 31/07/2013

Provas do concurso da saúde têm 26 questões anuladas

do Bonde

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina informou que dez das 16 provas aplicadas pelo órgão, no último dia 14, no concurso público para o setor, tiveram ao todo 26 questões anuladas. Já a prova para o cargo de Enfermeiro Auditor, que teve 26 das 35 questões copiadas de outros concursos semelhantes, como do Maranhão, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, foi totalmente anulada, sendo remarcada uma nova data para a realização de novo concursos.

Os gabaritos finais das 16 provas, após análises de todos os recursos impetrados pelos candidatos, foram divulgados na última sexta-feira (26). O maior número de questões anuladas foi detectada na prova do cargo de Fisioterapia, com sete questões canceladas das 35 aplicadas. Já os cargos de Condutor Socorrista e Enfermeiro em Urgência e Emergência tiveram cada uma quatro questões anuladas.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, as anulações foram motivadas por questionamentos sobre a formulação da prova ou mesmo plágio, como o ocorrido na prova de Enfermeiro Auditor.

"Foram dois os motivos em que as questões foram anuladas. Devido à questão de cópia de outros exames ou questões que tiveram recursos diante de dupla interpretação ou dúvidas que pudessem levar a mais de uma resposta, por exemplo, a comissão organizadora acabou anulando essa questão. Mas não há prejuízos para ninguém, pois todas as questões canceladas foram validadas a todos os candidatos", ressaltou em entrevista à Rádio Paiquerê AM.

De acordo com o secretário, esta etapa foi totalmente concluída e, agora, inicia a análise dos títulos entregues pelos candidatos no ato da inscrição. "Agora, com esta análise, iremos somar as notas e os pontos obtidos com o currículo de cada um para sair a nota final", enfatizou, lembrando que nessa etapa também é passível de recursos. A expectativa é que até o dia 14 de agosto seja divulgado o resultado final oficial desse concurso.

Sobre os questionamentos para o plágio na prova de Enfermeiro Auditor, Francisco Eugênio de Souza acredita que houve excesso na prova e que os recursos foram normais. "Questões anuladas são normais em qualquer concurso, até mesmo em vestibular. Nessa prova especificamente, houve um excesso por parte de uma banca ou examinador e, por esse motivo, achamos melhor anular a prova. Nas demais, há questões canceladas, mas há muitas provas em que nenhuma questão foi anulada. A maioria delas foi normal, com exceção da Enfermeiro Auditor", salientou.

Alegando problemas de prazo para a realização de um concurso público por um órgão externo à administração municipal, a Secretaria de Saúde achou melhor ela elaborar e aplicar as provas, pois haveria demora no processo de licitação para a contratação da empresa. E os candidatos aprovados deverão substituir os servidores que possuem contrato até o final do mês e que não podem ser prorrogados por se tratar de teste seletivo.

Por causa das denúncias de plágio no concurso público, a Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal de Londrina se reúne com representantes do município para discutir as denúncias de plágio de questões aplicadas no concurso.

Na última semana, candidatos que se sentiram prejudicados com o concurso protocolaram queixa junto ao Ministério Público e realizaram protestos na porta da prefeitura.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br