Londrina

Postado dia 12/08/2013

Projeto oferece apoio para mulheres vítimas de violência

do G1

Um projeto realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Sem Fronteiras (USF) oferece atendimento gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica em Londrina, no norte do Paraná. O Núcleo Maria da Penha, criado em julho, presta serviços de assistência jurídica e psicológica, ajudando as mulheres a conseguir medidas de proteção e garantia de outros direitos.

“O projeto foi criado para auxiliar essas mulheres. Às vezes, elas não têm condição de pagar um advogado, não sabem onde procurar, qual advogado atende realmente essa área. Ela fica perdida. E aqui ela consegue buscar essa assistência”, disse a coordenadora do Núcleo, Claudete Canezin. Em menos de 30 dias, o Núcleo já acompanhou 26 audiências.

Através da assistência jurídica, o Núcleo busca garantir alguns direitos para a mulher violentada. “Elas têm direito a separação de corpos, ao divórcio, a alimentos, a medida de proteção, abrigo”, explica a coordenadora.

Além disso, o projeto busca oferecer apoio psicológico para as vítimas. “Com esse atendimento, ela se sente fortalecida. Ela começa a descobrir que ela pode sim dizer ao marido ‘eu não quero, não aceito mais apanhar. Nós trabalhamos em rede, para ela poder seguir a vida dela em paz e com dignidade”, afirmou Canezin.

Vara Maria da Penha
Londrina conta desde outubro de 2010 com a Vara Maria da Penas, criada para atender os casos de violência contra a mulher. A Vara já conta com mais de 3 mil inquéritos e mais de 3 mil ações penais e preventivas. A Vara Maria da Penha acumula ainda crimes contra idosos, crianças e adolescentes.

“São todos crimes que devem ser tratados com prioridade, estão todos aqui nesta Vara e isso já tem implicado numa falta de agilidade para esses casos de violência doméstica”, analisa a promotora do Ministério Público, Suzana Lacerda.

Para agilizar os trabalhos, a promotora disse que está sendo pleiteado uma divisão da Vara Maria da Penha, para que ela seja exclusivamente para casos de violência contra a mulher.

Delegacia da Mulher
Na delegacia da Mulher em Londrina são realizados aproximadamente 50 atendimentos diários com mulheres vítimas de violência. Os trabalhos são realizados em conjunto com a Vara Maria da Penha.

Segundo a delegada Elaine Ribeiro, os casos atendidos vão além da agressão física. “As vítimas já procuram a delegacia quando são ameaçadas, sofrem agressão verbal. A maioria dos registros é de ameaças, seguido de lesão corporal”, disse.

A Delegacia da Mulher em Londrina fica na Rua Marcílio Dias, 232, próximo ao Centro Cívico. Os atendimentos são realizados das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além dos atendimentos presenciais, a delegacia recebe ainda denúncias anônimas de violência contra a mulher, que podem ser feitas através do telefone (43) 3322-1633 e também pela Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180.

Serviço - Núcleo Maria da Penha Londrina
Local: Rua Brasil, 742 – Centro – Londrina (PR).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30.
Informações: (43) 3344-0927.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br