Londrina

Postado dia 28/08/2013

Região Norte vai ganhar mais 22 quilômetros de rodovias duplicadas

Está na fase final a fundação (base) de cinco viadutos, que fazem parte da duplicação dos 22 quilômetros da rodovia PR 445 de Londrina, na região Norte do Estado. A expectativa é concluir esta etapa em outubro. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), além da fundação, as equipes já fizeram metade da base da pista o que permitirá asfaltamento de 11 quilômetros da duplicação.

A duplicação dos 22 quilômetros que ligam Londrina, Cambé e o distrito de Warta, somam investimentos de R$ 139,2 milhões e beneficiará mais de 615 mil paranaenses. A previsão para a conclusão total da obra é outubro de 2014.

A duplicação está dividida em duas partes, a primeira é uma obra do DER-PR, onde 17 quilômetros – entre Londrina e Cambé - estão sendo duplicados, com investimento de R$ 95 milhões, e a segunda parte é uma parceria do governo estadual com a concessionária responsável pelo trecho seguinte, que vai de Cambé a Warta, onde R$ 44,2 milhões estão sendo investidos para duplicar 5,5 quilômetros.

“São investimentos do Estado e uma parte da concessionária EcoNorte, e isso é graças ao diálogo e a negociação que estamos fazendo. Com os 22 quilômetros duplicados, vamos atender o grande crescimento da produção da região, que é conhecida por escoar grande número de aves e grãos”, disse o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

LONDRINA/CAMBÉ – No trecho entre Londrina e Cambé as equipes trabalham na base da pavimentação, além de estarem fazendo a fundação (infraestrutura) de cinco viadutos e a superestrutura de um outro viaduto, que está o mais adiantado da obra. Os viadutos vão solucionar o problema viário do entroncamento da cidade, facilitando a ligação bairro-centro.

“Após a base dos cinco viadutos, estimamos que a colocação de travessias, vigas e lajes, que dão sustentação, comecem a ser colocadas em outubro”, disse o engenheiro do DER-PR, José Burigo Júnior.

Os cincos viadutos ficam localizados nas avenidas Waldemar Spranger, Madre L. Milita, Humaitá, Presidente Castelo Branco e Arthur Tomaz, em Londrina. Ao todo serão 16 obras, distribuídas em oito viadutos, três trincheiras e cinco passarelas.

Além destes cinco viadutos, estão em andamento também serviços nos outros viadutos e trincheiras, distribuídos em Londrina e Cambé. Em Londrina são sete viadutos, uma trincheira e duas passarelas para pedestres. Já em Cambé, são duas trincheiras, um viaduto e três passarelas.

Burigo explica a diferença dessas obras. “Viaduto e trincheira têm a mesma finalidade, só mudam a maneira de ser construídos. São para separar o trânsito da rodovia, da trafegabilidade local. E as passarelas permitem a passagem dos pedestres”, disse.

As passarelas serão as últimas obras a serem executadas na duplicação. “Para que as passarelas possam ser iniciadas, precisamos finalizar os quilômetros duplicados e outras obras”, explica Burigo.

O engenheiro informou ainda que o viaduto que está mais adiantado é o da Avenida Dez de Dezembro, em Londrina. Este viaduto está na superestrutura, onde já começaram a ser feitas as vigas e as pré-lajes, que dão sustentação as pistas.

CAMBÉ/WARTA – No trecho entre Cambé e Warta serão duplicados 5,5 quilômetros. Além da duplicação das pistas, serão feitos dois viadutos, um no cruzamento com a BR 369, e outro no acesso ao Jardim Ana Rosa, em Cambé.

Neste trecho 80% da terraplenagem e da drenagem já está feito, que fazem parte da base das vias. E já começaram as obras dos dois viadutos, cerca de 10% de serviço executado.


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