Veja Também -
Alex Canziani destina R$ 150 mil para a Saúde do município
Município deve reiniciar pagamento de inativos para garantir certidão
Equipe do Projeto Bom de Bola movimentou toda região
Alunos da Maria Fraiz realizam exposição de artes
Igreja Metodista faz 18 anos com uma semana de atividades
- Veja + Nova Fátima
Nova Fátima
Postado dia 31/08/2013
Conheça a Rede Sustentabilidade, a nova política
![]() |
Aguinaldo e prefeito Nilson Xavier, o Cabeça |
![]() |
![]() |
Wilson e Isadora, com Ana Lúcia (em pé) |
![]() |
prefeitos Cabeça e Xande, Aguinaldo e Luan |
![]() |
Ademir e ex-vereador Léo, de Uraí |
Com a presença dos prefeitos Nilson Xavier, o Cabeça (Nova Fatima) e Alessandro Basso (Nova America da Colina) e demais lideranças do norte pioneiro, a Rede Sustentabilidade, que pretende ser um novo partido político do país, começou a lançar suas bases na região.
As reuniões de Quatiguá (na sexta-feira, 29 de agosto) e Nova Fátima (sábado, 30) objetivam levantar propostas que serão rediscutidas em encontro estadual marcado para 13 de setembro, em Curitiba, e levadas posteriormente para instância nacional, de onde sairão propostas políticas do novo partido.
A reunião de Nova Fátima contou também com a presença do vereador de São Sebastião da Amoreira, Luan Gaspar, do vice-prefeito de Nova Fátima, o ex-vereador de Uraí, Leonildo Aparecido de Moraes, o Léo, o vice-prefeito de Nova Fátima, Wilson Cardoso de Lima, e demais convidados.
Confira trechos do professor e empresário Aguinaldo Rodrigues, que trata sobre os princípios, valores e diretrizes daquele partido em processo de criação:
Revelia: O que a Rede Sustentabilidade pretende com esses encontros que acontecem no norte pioneiro, assim como pelo Paraná e pelo país afora?
Aguinaldo Rodrigues: A proposta da Rede é ser diferente. Nós não somos mais um partido político que está sendo criado. Está sendo criada a nova proposta política. Então a gente tem que voltar para a base para ouvir o que a base pensa, o que os vereadores, são pré-candidatos, que fazem a nova política defendem a mudança política do Brasil. A gente vai levar isso a nível estadual dia 14 de setembro, em Curitiba, onde vamos rediscutir essas propostas a nível estadual e levar também para o encontro nacional, e transformar isso em propostas políticas.
Revelia – Hoje o principal referencial da Rede é a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. Porque o nome Marina Silva tem despontado perante o eleitorado como opção para a Presidência da República?
Aguinaldo Rodrigues: Vamos falar primeiro de um princípio que a Rede defende, que é a horizontalidade. As pessoas pensam que os partidos têm dono, já estão acostumados com isso. A Rede é um partido sem dono. A Marina Silva é uma das lideranças, e temos Heloísa Helena. Ela (Marina) como já foi candidata, é a nossa candidata também. Mas o que ela vai defender é as nossas propostas de sustentabilidade, que é a transformação da política brasileira, através da sustentabilidade ambiental, econômica, social, a ética e a moral que o Brasil precisa, porque a política hoje virou um espaço de corrupção, de coisa suja. E quem defende a nova política, a Rede Sustentabilidade, defende a horizontalidade é a Marina Silva, por isso que nós crescemos tanto nas pesquisas eleitorais,
Revelia: Para a dona de casa, trabalhador e aquela pessoa crítica que diz que não gosta de política, que discorda de tudo que está acontecendo, porque elas poderiam participar da Rede?
Aguinaldo Rodrigues: Para transformar a nossa vida. Não adianta mais a gente ficar em casa. É o que a gente fala na rua: “esse gigante acordou”. O Brasil é a sétima economia do mundo, é um país rico, mas a sua população é pobre ainda. Temos hoje falta de educação, saúde, saneamento, e nós precisamos acordar, participar da política, para mudar a partir do bairro onde a gente mora, e mudar a prefeitura, município, o estado e o Brasil,
Revelia – De que forma a população do interior do Paraná e do Brasil teria condições de participar desse processo de mudança. De que forma ela poderia dar sua contribuição mesmo morando nas localidades mais longínquas?
Aguinaldo Rodrigues: Nós tivemos a Revolução Industrial. Nós não tivemos a oportunidade de participar da Revolução industrial. Mas nós vivemos atualmente a revolução digital e ela está incluindo a transparência política onde qualquer cidadão pode acessar através da internet o site de transparência, ver onde são aplicadas as verbas e participar.
E aí a nossa inovação vem justamente pelo nome,Rede, O que quer dizer isso? Todos os cidadãos estão lincados em redes e eles podem participar diretamente. Inclusive as reuniões do diretório estadual do Paraná da Rede são transmitidas online, onde todos os manifestantes podem opinar através da votação de propostas políticas.
E eu pediria que todos acessassem o site (www.redebrasil.com.br) e participasse a nível estadual e nacional. Então essa é inovação que a Rede está trazendo também para a política: a possibilidade das pessoas participarem independentemente de estar filiada ou não a esse partido político.
PARA SABER MAIS:
Nova indústria de ração será implantada em Nova Fátima
Ex-vereador de Uraí propõe união em busca de industrialização regional