Londrina

Postado dia 05/09/2013

Eleitores vendem senhas e "alugam" crianças para avançar na fila

do Jornal de Londrina

Os londrinenses que deixaram para fazer o recadastramento biométrico na última hora enfrentam filas que dobram os jardins do Centro Cívico nesta quinta-feira (5). Para reforçar a segurança, uma viatura da Polícia Militar está de plantão no local.

Sob o forte sol desta tarde, eleitores chegam a esperar horas para serem atendidos. Quando entram nas tendas com os guichês de atendimento, a espera se estende por mais duas horas, pelo menos. O chefe de cartório do Fórum Eleitoral, Willian Gallera Garcia, contou que, para avançar na fila, algumas pessoas chegaram a comprar senhas por R$ 40.

Documentos

Para o recadastramento, os eleitores precisam levar o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência. Quem não comparecer ao Fórum Eleitoral para o recadastramento biométrico terá o título cancelado e só poderá votar após regularizar a situação.

De acordo com Arlete Medeiros, servidora destacada para atuar nos últimos dias do recadastramento, o homem que estava vendendo as senhas foi identificado e retirado no local. "Ele estava sentado vendendo as senhas em um lugar no estacionamento dos cadeirantes. Tinha levado até alguns banquinhos para o local. Nosso fiscal o viu e quando voltamos para falar com ele, já não estava mais lá", contou.

Entre as irregularidades flagradas para tentar burlar a longa fila, está a de um casal que teria "alugado" uma criança para receber atendimento preferencial. "Nossos servidores repararam que várias pessoas que foram atendidas estavam com a mesma criança. Chegamos em um casal e perguntamos de quem era o bebê e eles não souberam dizer e nem apresentaram nenhum documento da criança", disse Arlete. Segundo a servidora, a situação foi repassada para um juiz eleitoral, que chamou o Conselho Tutelar de Londrina.

Agora, uma equipe do Conselho está de plantão na entrada do local para evitar que crianças sejam usadas para adultos avançarem na fila. Na quarta-feira (4), atendentes flagraram uma pessoa tentando pegar a fila preferencial com uma boneca, fingindo ser um bebê.

Última hora
O prazo para o recadastramento biométrico termina nesta sexta-feira (6). O atendimento está sendo realizado entre 9h e 18h. Apenas na manhã desta quinta, 1,9 mil eleitores foram atendidos. De acordo com Garcia, mais de 280 mil recadastramentos já foram feitos e o percentual de 80% - dos eleitores de Londrina cadastrados no novo sistema -, necessário para implantar a biometria nas próximas eleições, já foi atingido.

A estudante de odontologia Manuela Bianchini disse que os estudos a fizeram quase perder o prazo. "Foi por preguiça. Eu estudo nos dois períodos e também estava em um período de mudança de cidade. Agora, estou tendo que fazer o recadastramento no horário da aula.”

O tempo médio para o atendimento ultrapassava três horas na tarde desta quinta-feira. É o tempo aproximado que Vlanir Perete teve que esperar. "Eu acho que foi muito rápido, não sabia direito que essa era a data final.”

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br