Londrina

Postado dia 06/09/2013

Estado e Integrada lançam programa para melhoria nas pulverizações de agrotóxicos

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – PR) e Cooperativa Integrada, lançarão nesta quinta-feira (5/9), às 8h30, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, a etapa estadual do programa Acerte o Alvo, uma iniciativa que busca capacitar profissionais da assistência técnica e produtores rurais de todo o Paraná para garantir a excelência na aplicação de agrotóxicos.

Na ocasião também haverá o lançamento do Projeto Mais, que levará essa capacitação para os mais de sete mil agricultores associados da Integrada. O evento contará com a presença do Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do Diretor Presidente do Instituto Emater e de lideranças de instituições de pesquisa e extensão rural de todo o Estado.

O programa Acerte o Alvo surgiu em 2004, em Londrina, devido problemas com a deriva de agrotóxicos na região. Deriva é o desvio da trajetória das gotas produzidas na pulverização, para fora da lavoura ou do alvo que se pretende atingir. Isso pode afetar pessoas ou áreas mais distantes. O local atingido pode ser outra lavoura, cursos d´água ou qualquer vegetação próxima do local de aplicação, explica Nelson Harger, coordenador estadual de Grãos do Emater e articulador do programa.

Na ocasião, órgãos do governo, associações e a iniciativa privada formaram uma Rede de Prevenção para orientar o capacitar os profissionais da assistência técnica e agricultores sobre o problema. Durante anos o projeto foi desenvolvido na região de Londrina e em algumas cidades do norte o oeste do Paraná com excelentes resultados. Agora, o Acerte o Alvo será levado para todas as regiões e municípios paranaenses.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br