Londrina

Postado dia 30/09/2013

Vicente Rijosedia Campeonato de Robótica nesta quarta-feira

O Colégio Estadual Vicente Rijo, localizado no Centro de Londrina, será palco nesta quarta-feira (2), a partir das 14h, do 1º Campeonato de Robótica. O evento é promovido pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), juntamente com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S).

A competição vai reunir jovens com idade entre 12 e 17 anos, slunos do Ensino Médio e Fundamental do colégio. Para fazer os últimos ajustes e acertar detalhes da competição, a comissão organizadora composta de professores do CTU e integrantes do NAAH/S realizaram na última sexta-feira (27), um ensaio geral.

Para esta competição já há 25 inscritos que serão divididos em cinco equipes. O objetivo é que eles cumpram tarefas com robôs que obedecem a comandos de direção. Os protótipos são montados com kits Lego Mindstorms, com dispositivos eletro-mecânicos, motores, sensores de luz, toque, cor e ultrassom. 

O campeonato faz parte do projeto de extensão do CTU, batizado de "A Robótica Educacional como Instrumento Motivacional no Ensino de Engenharia", que oferece semanalmente aos jovens, atividades educacionais ligadas à área de tecnologia e robótica. A iniciativa recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da empresa Vale. 

Com a robótica educacional, além de aprender conceitos ligados às áreas de mecatrônica, robótica, eletro-mecânica e matemática lógica, os competidores também se aproximam das carreiras de Engenharia. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica do CTU, Ernesto Ferreira. "A ideia é estimular o interesse dos alunos por áreas ligadas às Engenharias e Ciências Exatas, em especial os jovens que possuem inteligência acima da média", afirmou.

Segundo o professor, o aluno também desenvolve as habilidades de raciocínio espacial e lógico-matemático a partir da elaboração das programações de comando. "A programação e os ajustes dos sensores via computador são o que levam o aluno a conhecer, por exemplo, as áreas de automação da engenharia elétrica, robótica, mecatrônica e instrumentação eletrônica analógica e digital", explicou.

A coordenadora do projeto é a professora Silvia Galvão, diretora do CTU. Os patrocinadores da competição são Arnaldo¿s e a loja Computec. A UEL é parceira do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que foi criado pelo governo federal e funciona junto às Secretarias da Educação de todos os Estados. O objetivo é atender os desafios acadêmicos e sócio-emocionais dos alunos com altas habilidades ou superdotação, pois o foco é desenvolver metodologias para identificação, atendimento e desenvolvimento dos alunos nas escolas públicas.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br