Ribeirão Claro

Postado dia 08/11/2013

Empresa de Israel quer produzir peixes no norte pioneiro

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e os presidentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e do Aguasparaná, Marcio Nunes, se reuniram na última quinta-feira (7), em Ribeirão Claro, com a empresa israelense Mitrelli, interessada em investir no Estado na produção de peixes no Norte Pioneiro do Estado. 

Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a região do Estado é atrativa para o cultivo comercial de peixes pela qualidade de água dos rios, com pouca turbides (águas mais claras), diferente de rios no Estado como o Tibagi, por exemplo. “Isso torna a região favorável para investimentos desse ramo, que ainda é pouco explorada no Norte Pioneiro”, afirmou. 

De acordo com os empresários israelenses, a Mitrelli já executa este projeto de piscicultura em outros países, como Israel e Angola. O objetivo da empresa é incentivar a produção de peixes em tanques, a fabricação de alimentos para peixes e projetos de apoio à supervisão de pescaria na região. Dessa forma, segundo eles, a ideia é aumentar a disponibilidade regular de peixes com qualidade no Estado, contribuir para melhorar a manipulação genética de espécies e garantir a melhor ingestão da proteína na alimentação dos brasileiros. 

Estudos de viabilidade econômica e ambiental serão realizados para a implantação do projeto na região. "Garantimos apoio para qualquer proposta que venha desenvolver o Norte Pioneiro. Essa região ficou esquecida por muito tempo, cresceu com o cultivo de café que declinou há muitos anos. E um projeto como esse pode abrir novas portas e retomar o desenvolvimento da região”, disse Norberto Ortigara. 

O presidente do Instituto das Águas, Márcio Nunes, lembrou que na região alguns rios são federais e portanto precisam de autorização da Agência Nacional das Águas, se tratando da outorga. "Existindo comprovação da viabilidade do projeto, iremos dar todo apoio necessário, desde a celeridade na emissão dos documentos como no incentivo econômico", disse. "Acredito que a iniciativa vai desenvolver a região, gerando benefícios aos moradores", acrescentou Nunes. 

NOVA POLÍTICA - Com a nova política de incentivo à produção de peixes em tanques redes e tanques escavados, o Paraná tem se destacado internacionalmente como potencial local para a criação comercial das espécies. Programas do Governo do Estado incentivam financiamento e créditos para pequenos piscicultores além de ter facilitado a retirada de documentação ambiental para piscicultores dobrando a capacidade de produção deles com a dispensa do licenciamento ambiental. 

A ampliação do espaço para produção de pescado é outra medida que repercutirá no volume de produção. Com a alteração feita na Resolução nº 112/05, a área permitida com a dispensa do licenciamento ambiental passa de 10 mil metros quadrados para 20 mil metros quadrados. A medida pode dobrar a produção de peixes no Estado. 

A Resolução da Secretaria do Meio Ambiente estabelece alguns procedimentos a ser adotados para a concessão de licenciamento ambiental para a atividade, como a comprovação de recolhimento da taxa ambiental, apresentação do projeto técnico descritivo da atividade e anuência prévia do município, entre outros. 

ASSISTÊNCIA - A Emater disponibilizará engenheiros, agrônomos, técnicos e zootécnicos que atuarão diretamente na implantação de tanques-escavados e na criação de peixes. "Já trabalhamos com piscicultores em todo o Estado. É uma medida fundamental, pois é uma atividade que vai mexer com o meio ambiente e deve ser manuseada corretamente. Temos que criar alternativas ao produtor e a piscicultura é uma forte opção", destacou Norberto Ortigara. 

REUNIÃO - A reunião contou com a participação de representantes da empresa, o prefeito do município, Geral Maurício Araújo, o prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, deputado federal Abelardo Lupion, deputado estadual Pedro Lupion, vereadores e chefes de núcleo dos órgãos estaduais envolvidos. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br