Veja Também -
Câmara aprova convocação de secretário para falar sobre farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
Vereador cobra contratação de terapeuta ocupacional em Assaí
Câmara de Assaí passará por reformas para atender acessibilidade
Falece ex-vereador de São Sebastião da Amoreira, Sumitaka Tamura
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 06/03/2014
Tecnologia 4G chega a Londrina, a quinta cidade do Paraná
A rede da quarta geração (4G) da telefonia móvel chega a Londrina nesta sexta-feira (7). A cobertura 4GMax será lançada pela operadora Claro. O município é o quarto do Paraná a receber a nova tecnologia. Curitiba já possui a quarta geração desde fevereiro do ano passado. Na capital, todas as operadoras de telefonia móvel já oferecem o serviço. As outras três cidades são São José dos Pinhais (atendida apenas pela Vivo); e Maringá e Cascavel, que são atendidas pela Vivo e pela Claro.
Em Londrina, a rede de quarta geração da Claro já está disponível em 70% da área urbana. A operadora contempla mais de 2,9 milhões de habitantes no Paraná.
O 4GMax permite navegação na internet em altíssima velocidade em dispositivos móveis, como celulares, tablets e modems banda larga. Com isso, é possível uma experiência ainda melhor em aplicações como games multiplayers, videoconferência ou streaming de vídeo. Para usufruir desse benefício, não há nenhum custo adicional, basta que o consumidor possua um plano Claro Online a partir de 500MB, um aparelho compatível e esteja em uma localidade com cobertura.
Sobre o 4G
Conhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades em dados bem maiores que as atuais. O termo virou sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. É considerado o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que é possível fazer pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas. O 4G/LTE está presente em 50 países, e a expectativa é que em 2017 tenha 600 milhões de assinantes.