Norte do Paraná

Postado dia 08/03/2014

UENP atenderá crianças obesas em quatro cidades da região

Universidade Norte do Paraná atenderá crianças obesas em quatro cidades da regiãoO problema da obesidade infantil e juvenil tem contribuído para o desenvolvimento de doenças que antes era preocupação exclusiva de adultos, como pressão alta, diabetes e hipertensão. Dados do Ministério da Saúde apontam que três em cada 10 crianças em idade escolar são obesas. Essa realidade levou professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, a criar o projeto "Saúde da Criança: Conscientização de Todos", que atende os municípios de Bandeirantes, Andirá, Cambará e Jacarezinho. 

As atividades recomeçam em 10 de março em todas as cidades, com o objetivo de levar regularidade da atividade física e alimentação saudável para crianças de 6 a 14 anos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras. 

O projeto já atendeu de setembro a novembro de 2013 cerca de 130 crianças. Neste ano, deverá acompanhar de 100 a 200 crianças por município. "Os pais têm papel preponderante e fundamental para o sucesso das atividades, estimulando os filhos à participação e à saudável alimentação", afirma a professora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi, coordenadora e orientadora do projeto. 

Ela destaca que o objetivo é diminuir a obesidade infantil, incentivando a atividade física e dieta equilibrada, além de buscar identificar possíveis problemas de desordem motora, física e metabólica e alterações de risco para a saúde. "Queremos estimular a atividade física regular, o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas, a maior socialização, e orientar a família e a criança sobre alimentação equilibrada com enfoque na prevenção de doenças crônicas, assim como buscar futuramente tornar o projeto um programa municipal", ressalta. 

ESPECIALISTAS - Os participantes terão acesso a uma equipe de fisioterapeutas, professores de educação física, profissionais responsáveis pela coleta bioquímica, que farão avaliação física individual e laboratorial. O projeto inclui ainda orientação nutricional realizada por profissionais especializados. Durante os encontros, que serão realizados duas vezes por semana, as crianças poderão participar de atividades de iniciação desportiva, competitivas, lúdicas e dança, acompanhadas por profissionais. 

Participam do projeto alunos de escolas públicas estaduais e municipais. Em Bandeirantes, o projeto acontece no ginásio Chinelão; em Andirá, na escola Ana Nery; em Cambará, no ginásio de esportes, na escola Caetano Vezozzo e Colégio Estadual Angelina Rissi Vezozzo e, em Jacarezinho, no ginásio de esportes e batalhão da Polícia Militar. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br