Política Paranaense

Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08

Beto Richa anuncia dois secretários para novo mandato

O deputado federal Fernando Francischini comandará a Segurança Pública; o auditor Mauro Ricardo Costa, "importado" da Bahia, vai assumir a Fazenda

Beto Richa anuncia dois secretários para novo mandatoO governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou ontem as primeiras mudanças na equipe de secretários para o próximo mandato. Os novos nomes são os do deputado federal Fernando Francischini (SD), que vai assumir a Segurança Pública (Sesp), e o do atual secretário municipal da Fazenda de Salvador (BA), Mauro Ricardo Costa, para a Fazenda (Sefa). O chefe do Executivo também confirmou a permanência nos cargos dos secretários de Saúde, Michele Caputo Neto; de Cultura, Paulino Viapiana; e de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. 

Francischini, que também é delegado da Polícia Federal (PF), vai substituir Leon Grupenmacher, servidor de carreira do Estado. Crítico ferrenho da presidente Dilma Rousseff (PT) e uma das principais lideranças da oposição no Congresso, o parlamentar já trabalhou com o governador na Prefeitura de Curitiba, entre 2008 e 2010. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu, ele foi o responsável pela criação da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. Na próxima Legislatura da Câmara, Francischini será sucedido por Osmar Bertoldi (DEM), que ficou na primeira suplência da coligação. A indicação de um nome da base para a gestão estadual era uma reivindicação do DEM, que estima aumentar o número de cadeiras na Casa – elegeu somente 22. 

O novo titular da Sesp terá pela frente a missão de conduzir uma pasta reestruturada, que deve incorporar a gestão das penitenciárias, hoje sob responsabilidade da Secretaria de Justiça. Ontem, ele estava na capital federal, participando de votações no Congresso, e se manifestou apenas por meio de nota. "Primeiramente, agradeço o convite e a confiança que o governador Beto Richa está depositando em mim. Depois de quatro anos em Brasília, como deputado federal, retorno ao Paraná tendo como uma das prioridades o combate ao crime organizado e a valorização dos profissionais de Segurança Pública. Sei da responsabilidade de comandar a secretaria de Segurança e venho para somar ao trabalho das Polícias do Paraná." 

Para comandar as finanças do Estado, o governador decidiu "importar". Indicado pela cúpula do PSDB nacional, Mauro Ricardo teve o nome confirmado um dia depois que Beto anunciou as medidas impopulares de aumento de impostos, cujos projetos tramitam na Assembleia Legislativa (AL). Considerado técnico, sem vínculo direto com o administração estadual, ele sofreria menos influências internas e teria mais facilidade para impor as medidas "de austeridade" do governo. 

Mauro Ricardo é auditor fiscal da Receita Federal. Foi também secretário de Finanças de José Serra (PSDB) no governo de São Paulo e na prefeitura da capital paulista. Ele convocou uma coletiva ontem, ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para comunicar seu desligamento e a consequente vinda ao Paraná, motivo pelo qual não atendeu à reportagem. As próximas mudanças no secretariado devem ser anunciadas pelo governador até o dia 15 de dezembro.
Edson Ferreira e Mariana Franco Ramos, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2016 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br