Veja Também -
Centrão e PSD avaliam Ratinho Júnior para presidente como 'alternativa à polarização'
Entrega de triciclos na Paraíba evidencia atraso frente a soluções modernas de reciclagem
Deputados de Alagoas discutem projeto que cria auxílios para população em situação de rua
Deputado Diego Garcia recomenda manutenção do mandato de Carla Zambelli
Rateio do Fundeb destina R$ 20 mil para cada trabalhador da Educação- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Beto Richa anuncia dois secretários para novo mandato
O deputado federal Fernando Francischini comandará a Segurança Pública; o auditor Mauro Ricardo Costa, "importado" da Bahia, vai assumir a Fazenda
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou ontem as primeiras mudanças na equipe de secretários para o próximo mandato. Os novos nomes são os do deputado federal Fernando Francischini (SD), que vai assumir a Segurança Pública (Sesp), e o do atual secretário municipal da Fazenda de Salvador (BA), Mauro Ricardo Costa, para a Fazenda (Sefa). O chefe do Executivo também confirmou a permanência nos cargos dos secretários de Saúde, Michele Caputo Neto; de Cultura, Paulino Viapiana; e de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Francischini, que também é delegado da Polícia Federal (PF), vai substituir Leon Grupenmacher, servidor de carreira do Estado. Crítico ferrenho da presidente Dilma Rousseff (PT) e uma das principais lideranças da oposição no Congresso, o parlamentar já trabalhou com o governador na Prefeitura de Curitiba, entre 2008 e 2010. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu, ele foi o responsável pela criação da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. Na próxima Legislatura da Câmara, Francischini será sucedido por Osmar Bertoldi (DEM), que ficou na primeira suplência da coligação. A indicação de um nome da base para a gestão estadual era uma reivindicação do DEM, que estima aumentar o número de cadeiras na Casa – elegeu somente 22.
O novo titular da Sesp terá pela frente a missão de conduzir uma pasta reestruturada, que deve incorporar a gestão das penitenciárias, hoje sob responsabilidade da Secretaria de Justiça. Ontem, ele estava na capital federal, participando de votações no Congresso, e se manifestou apenas por meio de nota. "Primeiramente, agradeço o convite e a confiança que o governador Beto Richa está depositando em mim. Depois de quatro anos em Brasília, como deputado federal, retorno ao Paraná tendo como uma das prioridades o combate ao crime organizado e a valorização dos profissionais de Segurança Pública. Sei da responsabilidade de comandar a secretaria de Segurança e venho para somar ao trabalho das Polícias do Paraná."
Para comandar as finanças do Estado, o governador decidiu "importar". Indicado pela cúpula do PSDB nacional, Mauro Ricardo teve o nome confirmado um dia depois que Beto anunciou as medidas impopulares de aumento de impostos, cujos projetos tramitam na Assembleia Legislativa (AL). Considerado técnico, sem vínculo direto com o administração estadual, ele sofreria menos influências internas e teria mais facilidade para impor as medidas "de austeridade" do governo.
Mauro Ricardo é auditor fiscal da Receita Federal. Foi também secretário de Finanças de José Serra (PSDB) no governo de São Paulo e na prefeitura da capital paulista. Ele convocou uma coletiva ontem, ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para comunicar seu desligamento e a consequente vinda ao Paraná, motivo pelo qual não atendeu à reportagem. As próximas mudanças no secretariado devem ser anunciadas pelo governador até o dia 15 de dezembro.
Edson Ferreira e Mariana Franco Ramos, da Folha de Londrina




