Veja Também -
'Confessou um crime de corrupção. Pois bem, corrupto é', diz deputado Renato Freitas sobre presidente da Assembleia
OAB pede renúncia de Traiano da presidência da Assembleia Legislativa
TJPR derruba liminar que impedia divulgação de corrupção na Assembleia Legislativa
Já tem até pesquisa para substituto: políticos apostam na cassação de Moro
TRT-9: Cooperativa pagará R$ 500 mil por coagir voto em Bolsonaro
- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Lehmann é afastado e Sabine assume prefeitura de Rolândia
Apesar do anúncio no meio da semana, o prefeito de Rolândia (25 km de Londrina), Johnny Lehmann (PTB), foi oficialmente afastado do cargo na manhã dessa sexta-feira (12), por ordem da Justiça Eleitoral. O cargo foi ocupado interinamente, durante a tarde, pela presidente da Câmara Municipal, Sabine Giesen (PMDB), que ficará no cargo até o dia 31 de dezembro.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, os advogados de Lehmann vãoi recorrer da decisão. Caso não consiga retomar o cargo, a partir de 1º de janeiro de 2015 o posto de prefeito será ocupado pelo presidente da Câmara, que será eleito na segunda-feira (15) durante sessão do Legislativo Municipal.
A notificação do afastamento de Lehmann, expedido pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral, Alberto José Ludovico, foi recebida às 9h37 por ele em sua residência. Também houve a notificação do vice-prefeito José Danílson de Oliveira (PSB). A ação do afastamento foi ajuizada logo após a eleição de 2012 pelos advogados da chapa derrotada, encabeçada por Eurídes Moura (PSDB).
A alegação é que Johnny Lehmann cometeu abuso de poder econômico e uso indevido de veículos de comunicação durante o primeiro mandato e na campanha eleitoral. O prefeito e o vice haviam sido multados em 50 mil UFIR. A ministra Maria Thereza Assis de Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), absolveu ambos da primeira acusação e também da multa.
Johnny Lehmann nega ter cometido a irregularidade. "Nos últimos seis anos sofri perseguição, calúnias e processos. Fui absolvido de todos, menos um. A Justiça entende que fui reeleito por causa de um jornal, o que é um absurdo. Fui reeleito porque a população de Rolândia aprovou meu primeiro mandato, mas tem gente que não aceita isso. É coisa de mau perdedor, coisa de gente que, em vez de ajudar, só atrapalha a cidade", disse.
Em sessão especial da Câmara realizada no início da tarde de sexta, Sabine empossou João Ardigo (PSB) na presidência do legislativo. Na sequência, Ardigo deu posse a Sabine como prefeita interina. É a segunda vez que Sabine Giesen assume interinamente o cargo de Johnny Lehmann dentro do mesmo processo judicial – a primeira foi no início de 2013.
de O Diario