Veja Também -
- Cenário político no Paraná pode levar à renovação total das cadeiras no Senado
- Dos 399 municípios do Paraná, apenas 176 terão prefeitos 'novatos' a partir de 2025
- Lula sai derrotado no Paraná, e PT encolhe
- Reichembach, Tamura e Dr. Leônidas serão os novos deputados
- Deputados mapeiam votos e fazem as contas para 2026
- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Lehmann é afastado e Sabine assume prefeitura de Rolândia
Apesar do anúncio no meio da semana, o prefeito de Rolândia (25 km de Londrina), Johnny Lehmann (PTB), foi oficialmente afastado do cargo na manhã dessa sexta-feira (12), por ordem da Justiça Eleitoral. O cargo foi ocupado interinamente, durante a tarde, pela presidente da Câmara Municipal, Sabine Giesen (PMDB), que ficará no cargo até o dia 31 de dezembro.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, os advogados de Lehmann vãoi recorrer da decisão. Caso não consiga retomar o cargo, a partir de 1º de janeiro de 2015 o posto de prefeito será ocupado pelo presidente da Câmara, que será eleito na segunda-feira (15) durante sessão do Legislativo Municipal.
A notificação do afastamento de Lehmann, expedido pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral, Alberto José Ludovico, foi recebida às 9h37 por ele em sua residência. Também houve a notificação do vice-prefeito José Danílson de Oliveira (PSB). A ação do afastamento foi ajuizada logo após a eleição de 2012 pelos advogados da chapa derrotada, encabeçada por Eurídes Moura (PSDB).
A alegação é que Johnny Lehmann cometeu abuso de poder econômico e uso indevido de veículos de comunicação durante o primeiro mandato e na campanha eleitoral. O prefeito e o vice haviam sido multados em 50 mil UFIR. A ministra Maria Thereza Assis de Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), absolveu ambos da primeira acusação e também da multa.
Johnny Lehmann nega ter cometido a irregularidade. "Nos últimos seis anos sofri perseguição, calúnias e processos. Fui absolvido de todos, menos um. A Justiça entende que fui reeleito por causa de um jornal, o que é um absurdo. Fui reeleito porque a população de Rolândia aprovou meu primeiro mandato, mas tem gente que não aceita isso. É coisa de mau perdedor, coisa de gente que, em vez de ajudar, só atrapalha a cidade", disse.
Em sessão especial da Câmara realizada no início da tarde de sexta, Sabine empossou João Ardigo (PSB) na presidência do legislativo. Na sequência, Ardigo deu posse a Sabine como prefeita interina. É a segunda vez que Sabine Giesen assume interinamente o cargo de Johnny Lehmann dentro do mesmo processo judicial – a primeira foi no início de 2013.
de O Diario