Veja Também -
- Cenário político no Paraná pode levar à renovação total das cadeiras no Senado
- Dos 399 municípios do Paraná, apenas 176 terão prefeitos 'novatos' a partir de 2025
- Lula sai derrotado no Paraná, e PT encolhe
- Reichembach, Tamura e Dr. Leônidas serão os novos deputados
- Deputados mapeiam votos e fazem as contas para 2026
- Veja + Política
Política
Postado dia 06/01/2015 às 05:55:08
Veículos públicos de Foz são flagrados cruzando fronteira
Flagrantes foram feitos por moradores durante o recesso de fim de ano. Chefe do departamento denunciou ‘sumiço’ dos veículos à Polícia Civil.
Do G1 PR, com informações da RPC em Foz do Iguaçu
Dois veículos da Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foram flagrados cruzando as fronteiras do Brasil com o Paraguai e com a Argentina durante o recesso de fim de ano. De acordo com o secretário de Saúde, Charlles Bortoli, uma Kombi e um automóvel do departamento estavam com um funcionário que tinha acesso apenas às dependências do órgão, não às chaves e aos documentos. Ele estima que ambos foram retirados do pátio onde ficam estacionados provavelmente na terça-feira (2). No total, o carro trafegou cerca de 600 km e o utilitário outros 300 km.
Moradores da cidade flagraram a irregularidade e postaram fotos nas redes sociais denunciando os abusos. A comerciante Daiana Feitoza conta que viu uma Kombi da Vigilância Sanitária na sexta-feira (2), no acesso à argentina. O carro que deveria estar no pátio do órgão atravessou a fronteira no início da noite. “Como a fila estava muito demorada, eles seguiram pelo acostamento em direção ao shopping [que fica pouco antes da aduana]. Rolava muito flash, muitas fogos e diversão, como se fosse realmente um veículo de turismo, não para serviços públicos da cidade”, aponta. Já o automóvel foi visto estacionado na aduana paraguaia, em Ciudad del Este, também durante o feriado.
Assim que chegou para trabalhar e sem saber o paradeiro dos veículos, a chefe do departamento registrou um boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (5) informando o ‘sumiço’. Logo depois de feita a denúncia, um dos funcionários da Vigilância Sanitária, compareceu ao trabalho com um dos veículos e em seguida trouxe o outro. Guardas municipais foram chamados, fizeram uma vistoria nos veículos e encaminharam o servidor concursado até a delegacia central.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, havia antecipado no domingo (4) que o caso seria investigado por meio da abertura de um inquérito administrativo a fim de que os responsáveis fossem identificados. A irregularidade, aponta, foi constatada, “por meio de câmeras de segurança e monitoramento do trânsito da Guarda Municipal que registraram os veículos trafegando fora do horário de expediente em via pública, em atitude suspeita e durante um recesso de final de ano”.
Também foram solicitadas à Polícia Rodoviária Federal imagens das aduanas das pontes da Amizade, na fronteira com o Paraguai, e Tancredo Neves, no acesso à Argentina. “As imagens poderão identificar o condutor e se possível, os demais integrantes dos veículos, bem como fortalecer o processo investigatório”, completou o secretário de Saúde, por meio do comunicado. Os responsáveis podem ser demitidos já que os veículos só podem ser usados a serviço do órgão e não têm autorização para trafegar fora do município. As investigações devem apurar ainda se os carros foram usados irregularmente por outros funcionários.