Norte do Paraná

Postado dia 03/11/2020 às 19:42:12

Faleceu Zé Brazinha, o 'embaixador' do rodeio de Assai

Faleceu nesta terça-feira,  3 de novembro, o candidato a vereador  José Soares Filho, o Zé Brasinha, que,  por mais de 40 anos, esteve ligado à história do rodeio no município de Assai.

Ainda em 1978, ao lado de Bizuca, Gilson Caetano e Zé Bonitinho e Nhô Balbino, o agricultor Zé Brazinha esteve à frente de um rodeio que aconteceu no distrito Pau d’ Alho do Sul. Ele explica que o cantor Nhô Balbino inclusive fez parceria com Edgar de Souza, que canta a músca "Repartindo um boi".

Além da festa do distrito Pau d’ Alho, Zé Brazinha se envolveu também com semelhante evento na seção Cerroleão, no chamado Chiquinho Akagui. Segundo ele, a primeira participação em festa grande, em 1º de maio, foi a convite do então prefeito Severino Félix Pessoa.

Naquela época não havia narrador, juiz ou touros, e os peões montavam apenas em cavalos, e tinham quem pagar para participar.

Em relato feito em abril de 2013, Zé Brazinha lembrou que,  durante o rodeio no distrito Pau d’ Alho, para fazer o cercamento da área do evento foram utilizados panos de bater beijão, emprestados do morador Mário Piza. A obra teve a colaboração também de Zé Pedro.

Por mais de três décadas,  a dupla Zé Brazinha e Zé Bonitinho (mesmo morando em Ibiporã) participaram de inúmeras festas de rodeio de Assaí.

Para Zé Brasinha, o rodeio é uma festa aplaudida por todo mundo, de crianças a adultos, todos tendo um pensamento de se divertir e se confraternizar. 

Repercussão

Ao comentar sobre o falecimento de seu correligionário,  o candidato a prefeito Tuti Bomtempo afirmou que "Zé Brazinha deixou seu legado entre nós e sempre vamos lembrar dele". 

Para o ex-vereador, assessor parlamentar e promotor de eventos Diego Viana,  "Zé Brazinha,  grande companheiro, nosso embaixador do Rodeio de Assaí, pessoa querida por todos, de um coração imenso. Deixará saudades e grandes ensinamentos a todos nós. Uma Lenda que foi morar com Deus". 

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br