Norte do Paraná

Postado dia 05/04/2024 às 09:59:49

Projeto de lei na Assembleia institui a Rota do Rosário

Constituindo-se então em importante data para o catolicismo turístico da região do Norte Pioneiro (NP), em 02 de abril, na sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o Projeto de Lei nº 434/2019, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) que institui a Rota do Rosário nas regiões turísticas tanto do Norte Pioneiro quanto dos Campos Gerais.

Recentemente a Rota do Rosário esteve movimentada com a cavalgada dos Tropeiros que conduziram por mais de 600 km as imagens de Nossa Senhora das Brotas e de São João Batista.

Compõem a Rota do Rosário os seguintes municípios do Norte Pioneiro: Arapoti, Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina. Em cada municipalidade há um atrativo religioso que atrai muitos católicos de diferentes idades e localidades do Estado e do País. No caso de Bandeirantes, ali está o conhecido Santuário São Miguel Arcanjo, que tem sua festa principal em setembro e peregrinos de todo o País ali comparecem; diariamente, este Santuário oferece aos fiéis a Celebração da Santa Missa e é aberto 24h por dia.

Diante deste importante passo da Rota do Rosário na Alep, como aspecto turístico, o deputado Cobra Repórter destacou que “entendemos que a inclusão da rota no roteiro oficial do Paraná é muito importante, especialmente para os católicos do nosso Estado, do Brasil e do mundo. Eles terão mais um atrativo maravilhoso para conhecerem, o que vai gerar desenvolvimento e muitos empregos, projetando o nome de nosso Estado nacional e internacionalmente”.

A Rota do Rosário atinge dezenas de cidades, em uma região que abrange a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Diocese de Jacarezinho. Uma área de quase 15.000,00 Km2 e mais de 460 mil habitantes.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br