Política

Postado dia 19/02/2026 às 19:36:07

Casa Civil é cabide de empregos para ex-prefeitos do Paraná

Na dança de cadeiras do poder, quem perdeu a eleição ou terminou o mandato como prefeito já pode se candidatar a cargo de confiança na Casa Civil e demais estruturas administrativas do governo do Paraná.

Entre nomeados como secretários estaduais, há os ex-prefeitos Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, de Maringá (Planejamento e Projetos Estruturantes), Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, de Apucarana (Saúde), Leonaldo Paranhos da Silva, de Cascavel (Turismo) e Rafael Greca, de Curitiba (Desenvolvimento Sustentável). 

Além daquelas indicações, uma leva significativa de ex-prefeitos, principalmente de cidades de médio e pequeno porte, foi nomeada em posições de segundo e terceiro escalões. A Casa Civil foi um dos destinos mais comuns, abrigando nomes como Clodoaldo Fernandes dos Santos (Nova Tebas), Francisco Antônio Boni Boni (Santa Cruz de Monte Castelo), Roberto Cordeiro Justus (Guaratuba), Edilen Henrique Xavier (Dr. Camargo), Davi Aparecido de Carvalho (Florestópolis), Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (Toledo), e Roberto dos Reis Lima, o Betinho (Goioerê).

Outros órgãos da administração indireta também receberam ex-gestores, como José Paulo Vieira Azin (Antonina), nos Portos do Paraná, Tauillo Tezelli (Campo Mourão), na Cohapar (Companhia Paranaense de Habitação), e Sérgio Onofre (Arapongas), na Superintendência Geral de Apoio aos Municípios Superintendência Geral de Apoio aos Municípios (SAM). O ex-prefeito José Roberto Furlan, de Jardim Alegre, se encontra lotado na Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (SEJU-PR), Márcio Rauber (Marechal Cândido Rondon), na Superintendência Geral de Artculação Geral, em Toledo, e Amin José Hannouche (Cornélio Procópio, na Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Entre os vários integrantes de Câmaras Municipais apadrinhados pelo governo estadual, o irmão do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) e vereador de Curitiba, Alexandre Leprevost (União Brasil) foi nomeado para uma diretoria na Secretaria de Estado do Turismo, em  fevereiro de 2025. Ex-gestores municipais e ex-vereadores frequentemente ocupam também cargos de comissão em escritórios regionais de secretaria de Estado de diversos municípios paranaenses. 

Diferentemente de seus colegas de Paço municipal pelo Paraná, que passaram a desenvolver atividades para o governo estadual, o ex-prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (eleito em 2016 e reeleito em 2020), decidiu fazer parte da equipe de seu sucessor, Daniel Lovato (2025-2028), como secretário municipal de Governo e Gestão.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br