Política

Postado dia 30/05/2026 às 23:33:59

Fim da jornada 6x1 é vitória da esquerda e das mulheres na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos em 27 de maio, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1, garantindo duas folgas semanais aos trabalhadores. A aprovação, com 461 votos favoráveis no segundo turno, foi conduzida por uma articulação majoritariamente feminina, tendo como autora a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que liderou a batalha pela proposta no Legislativo ao lado de nomes como Maria do Rosário (PT-RS), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ) e Denise Pessôa (PT-RS). O texto agora segue para análise do Senado

Na prática, a medida estabelece uma transição de até 14 meses para reduzir a jornada semanal das atuais 44 para 40 horas, sem qualquer redução salarial. Em até 60 dias após a promulgação, os trabalhadores já terão direito a dois dias de repouso remunerado por semana (um deles, preferencialmente aos domingos), substituindo o modelo que permitia seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso.

A conquista é resultado de uma articulação persistente das parlamentares de esquerda, que resistiram a manobras regimentais da oposição e a tentativas de esvaziar o mérito da proposta. Em discurso, a coordenadora da bancada feminina, deputada Jack Rocha (PT-ES), resumiu o sentimento da plenária: a redução da jornada é uma agenda de todas as mulheres, que são a maioria entre os que trabalham mais e ganham menos.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, classificou a votação como a maior mudança para os trabalhadores desde a Constituição de 1988, e a proposta é tratada como uma vitória inconteste da esquerda e, sobretudo, das mulheres que protagonizaram a sua aprovação.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 - Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR Desenvolvimento AbusarWeb.com.br