Nova América da Colina

Postado dia 15/10/2013

Com Cras estruturado, assistência social avança no município

Com Cras estruturado, assistência social avança no municípioAtuando em Nova América da Colina desde setembro de 2012, Eunice Inoue Branco de Carvalho tem presenciado um grande avanço na área de assistência social naquele município.

Segundo ela, até então a Assistência Social funcionava em um prédio pequeno, em apenas duas salas, e faltava também profissionais da área

Com Cras estruturado, assistência social avança no município
Elisangele, Maria Emília e Eunice Carvalho
Com Cras estruturado, assistência social avança no município

No entanto, tudo aquilo ficou para trás, uma vez que atualmente o órgão gestor (a Secretaria Municipal de Assistência Social) conta com profissionais trabalhando na área. Também o Cras (Centro de Referência da Assistência) já está devidamente estruturado, tendo condições de desenvolver suas ações, com planejamento e organização.

De acordo com a coordenadora Elisangele Adriana Soares Neves, até o mês passado a equipe do Cras não estava ainda definida, completa. No entanto, agora a situação já se encontra regularizada, conforme previsto em normas e regulamentos.

Ela ainda revela que o órgão já conta com coordenação, assistência social, psicóloga, pedagoga, secretária, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, operadora do Cadastro Único do programa Bolsa Família. Em parceria com a prefeitura, o Cras dispõe também de orientações de nutricionista, e ainda com fonoaudióloga, advogada, professor de dança.

Para a psicóloga Maria Emília Balarim, o trabalho consiste no atendimento e acompanhamento de gestantes (lidando com questão de auto estima, da fase que elas se encontram, com palestras oficinas e oficinas, por exemplo), e de grupos da Melhor Idade, de jovens, adolescentes e crianças. Somente o grupo de idosos, do Idade Encantada, envolve aproximadamente 50 pessoas, às terças e quintas-feiras.

Indagada sobre o sonho daquela equipe, a coordenadora Elisangele diz que é a construção do prédio próprio do Cras, já conseguido pelo prefeito Alexandre Basso (PSDB).

Ela também comenta que uma das tarefas principais da equipe é fazer com que a população realmente conheça o Cras, sabendo dos serviços oferecidos, e em quais circunstâncias. 

Políticas sociais no municìpio de Nova América da Colina são conduzidas pela primeira dama Tânia Basso. Com a estruturação do Cras, alguns cursos devem ser ofertados às famílias do programa Bolsa Família ainda nesse ano, com previsão de expansão em 2014.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br