Cidades em Destaque

Postado dia 09/10/2014

Ponte Ferroviária trouxe o progresso para a cidade de Jataizinho

Ponte Ferroviária trouxe o progresso para a cidade de JataizinhoA inauguração da ponte ferroviária sobre o rio Tibagi, em 28 de Julho de 1935, juntou autoridades, pessoas representativas e importantes da sociedade paranaense e paulista. Na realidade, a inauguração durou três dias de festas. Da estação Sorocabana, em São Paulo, saiu um comboio trazendo a direção da Cia. São Paulo-Paraná e autoridades daquele Estado. Entre os passageiros estavam os cônsules do Japão, França, Hungria e Inglaterra. Em Ourinhos outra comitiva juntou-se ao comboio.

Valorosos

O interventor do Paraná, Manoel Ribas, e outras autoridades estaduais vindas de Curitiba se incorporaram ao trem especial na Estação de Santo António, da antiga Rede Sorocabana. 'As autoridades receberam numa calorosa recepção em Jatai (hoje Jataizinho), comandada pelos valorosos diretores da Cia. de Terras Vaie da Fonseca Barbosa Davids, George Graig Smith, Alfredo Malheiros, Eugênio Larinoff e Erwin Froelicri", escreveu em sua primeira página o jornal londrinense 'Paraná Norte'.

A inauguração da ponte marcou três dias de muitas festas. Entre os discursos foi lembrado o sonho do Major Antonio Barbosa Ferraz, que já em 1911 propunha a construção de uma linha férrea passando pela região Norte do Paraná. No dia seguinte a inauguração, o ex prefeito municipal interino de Jatai, redator e proprietário do 'Paraná Norte', Humberto Puiggari Coutinho, abriu o editorial do seu jornal com um rompante poético emocionado: 'Hontem, a época do trilhar a pé na matta sem caminho; hoje o silvo agudo das locomotivas, echoando pelas encostas das serranias. a as grandes obras portenhosas e atrevidas como a ponte do Tibagi

da Folha de Londrina - Especial 60 anos (10/12/1994)


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br