Notícias

Postado dia 10/05/2018 às 00:26:14

Japão dá bolsas de estudos de até 4.726 reais para brasileros

governo japonês abriu as inscrições para interessados em concorrer às bolsas de estudos MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia) para alunos de cursos de pesquisa (pós-graduação)graduaçãoescola técnica e curso profissionalizante. Os selecionados têm isenção das taxas acadêmicas, passagens de ida e volta e auxílio financeiro para se manter no Japão — valor que pode variar entre 3.460 e 4.726 reais mensais.

Para candidatura no curso de pós-graduação é necessário que o estudante cumpra alguns pré-requisitos, como ter nacionalidade brasileira (estudantes com dupla nacionalidade japonesa serão excluídos), nível superior completo ou formação prevista para junho de 2019 e conhecimento avançado na língua inglesa ou japonesa. Outros tópicos podem ser consultados no link. As inscrições encerram-se em 29 de maio.

Mesmo os estudantes com pouco conhecimento no idioma japonês podem se inscrever. O governo oferece curso da língua durante os seis primeiros meses da bolsa. É recomendado, no entanto, conhecimento básico no idioma.

Os cursos disponíveis devem ser consultados na embaixada (no Distrito Federal, Goiás e Tocantins) ou pela internet, no site Japan Student Services Organization.

O governo japonês também oferece bolsas de graduação para 21 cursos  (clique aqui e confira). Os estudantes precisam ter até 21 anos e histórico com alto rendimento escolar. As inscrições se encerram no dia 18 de junho.

As bolsas de escola técnica englobam apenas cursos de engenharia (mecânica, elétrica e eletrônica, informação, materiais, civil e marítima). Nesse caso, os interessados têm até o dia 18 de junho para se inscrever.

Os cursos profissionalizantes da MEXT oferecem bolsas nas áreas de tecnologia, nutrição e cuidados pessoais, educação e bem-estar, administração, moda e economia doméstica, cultura e educação geral. O período do curso é de três anos. A inscrição também vai até o dia 18 de junho.

A seleção será feita em duas fases. Na primeira, os estudantes estão sujeitos à análise curricular, além de provas escritas em inglês e japonês. Os aprovados participam de uma entrevista. Para estudar modelos de provas anteriores os alunos podem acessar o site Study in Japan.

As provas para ambos os idiomas são obrigatórias, mas apenas a maior nota será considerada. Essa etapa do processo é eliminatória e os candidatos com pontuação miníma terão documentos e projetos avaliados.

Os estudantes de pós-graduação enfrentam outra etapa: é necessário entrar em contato com a universidade desejada e realizar o envio dos documentos necessários para o Japão. Os detalhes desse processo podem ser consultadas pelo site da embaixada.

Os estudantes também podem tirar dúvidas com o Departamento Cultural pelo telefone (61) 3442-4200 ou pelo e-mail cultural.japao@bs.mofa.go.jp.

de VEJA

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br