Notícias

Postado dia 30/07/2018 às 11:41:14

Curitiba realiza Marcha das Mulheres Negras

Realizada em várias localidades do país, a Marcha das Mulheres Negras também tomou as ruas da capital paranaense, Curitiba, nesse domingo (29).

A passeata marcou o Julho das Pretas, no bairro Parolin, um mês dedicado a várias atividades que têm como objetivo colocar a voz das mulheres negras em evidência.

O mote para 2018 é “Direitos Importam! Negras no Poder!” Tem como objetivo promover as lutas por mais direitos e contra os retrocessos os quais estamos vivenciando durante os últimos tempos. E mostrar toda a visibilidade das mulheres negras, que continuarão no poder mesmo quando tentam nos calar, como fizeram com Marielle Franco.

DIREITOS IMPORTAM! NEGRAS NO PODER!

Dia 25 de Julho se celebra no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi instituída através da Lei nº 12.987/2014, que entrou em vigor no dia 02 de junho de 2013. A inspiração vem do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra, criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana.

Tereza de Benguela representa todas as mulheres negras na homenagem que lhe foi prestada através da Lei que institui o 25 de Julho no Brasil. Nascida no século XVIII, ela chefiou o Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado do Mato Grosso. Sob seu comando, a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa, vindo a suicidar-se após se recusar a viver sob regime de escravidão.

 

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br