Norte do Paraná

Postado dia 17/02/2024 às 12:08:40

Fórum da Comarca de Assaí realiza orientações aos novos conselheiros tutelares

A equipe técnica do Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude (SAI), do Fórum da comarca de Assaí, no norte do Paraná, realizou, em 31 de janeiro, 02 e 06 de fevereiro, orientações técnicas aos novos conselheiros tutelares dos municípios de Assaí, São Sebastião de Amoreira e Nova América da Colina. O objetivo dos encontros era aprimorar o conhecimento técnico dos membros dos Conselhos Tutelares da comarca, bem como aproximar o judiciário do órgão, fortalecendo as ações da rede de proteção da criança e do adolescente. 

A psicóloga judiciária Alyne Ardengue Lopes Guimarães e o assistente social Bruno da Silva Alves, do Fórum de Assaí, abordaram temas na área da criança e do adolescente, tais como: legislações, atribuições dos órgãos que compõem a rede de proteção, funções do Conselho Tutelar, elaboração de documentos, fluxo de atendimento de crianças vítimas ou testemunhas de violência e  ações a respeito da abordagem diante de uma revelação espontânea de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de situações de violência. Um exemplo da aplicação prática apresentada aos conselheiros é sobrea importância de trabalhos preventivos, isso porque a busca por parcerias com instituições de ensino, saúde e assistência social podem contribuir para um trabalho interdisciplinar preventivo nas diversas situações de violações de direitos que podem ser evitadas. 

Segundo a conselheira tutelar Maria Izabel Fernandes Martins, do município de Assaí, as orientações contribuirão para as rotinas do conselheiro de forma objetiva: "Estive em uma capacitação que foi ministrada pelo Bruno e a Alyne e foi um evento muito leve e prazeroso. Acho que a parte mais importante é que nos foi explicado diversas coisas sobre a prática profissional do cotidiano de maneira muito objetiva". 

O encontro reuniu ao todo 15 conselheiros, sendo cinco de cada município. A equipe ainda prevê encontros mensais para a discussão de temas variados de acordo com assuntos propostos pelos próprios conselheiros.  


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br