Norte do Paraná

Postado dia 27/04/2024 às 15:01:53

Luiz Abi, Luiz Mestiço e Tuti Bomtempo: já que mortos não falam

Por meio da rede social, o ex-prefeito de Assaí, Luiz Alberto Vicente, afirma que, "na campanha de 2020 o Mateus postou que eu era ligado ao primo do Beto Richa, só esqueceu de falar que o Tuti deve dinheiro pra ele como morreu ficou devendo para a família".

Luiz Mestiço fazia menção ao empresário Luiz Abi Antoun, primo do ex-governador do Paraná e atual deputado federal Beto Richa (PSDB), morto em 08 de fevereiro de 2022, em acidente de carro no Km 17 da BR-163, em Itiquira, a 359 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Em agosto de 2012, na companhia de Feliciano Loturco, do radialista Devonir Custódio e do editor do portal Revelia, Mattheus Hermanny, o então candidato a prefeito de Assaí, Luiz Mestiço, havia participado de evento, em Curitiba, o qual se faziam presentes Beto Richa e também Luiz Abi.

Considerado como operador financeiro das campanhas de Beto Richa, Abi chegou a ser preso, e teve o nome envolvido em esquemas de corrupção, como Operação Publicano (cobrança de propina dos empresários para anular débitos e reduzir, por meio de fraudes, o valor dos impostos), Operação Rádio Patrulha (desvio de dinheiro do programa "Patrulha do Campo", para recuperação de estradas rurais do Estado) e Operação Quadro Negro (desvio de pelo menos R$ 20 milhões destinados a construção e reformas de escolas públicas no Paraná).

Em abril de 2015, o blog do Esmael Morais tinha afirmado que Luiz Mestiço havia ocupado o cargo de diretor-presidente do Deto (Departamento de Transporte Oficial), que administra os veículos do governo do estado, por indicação de Luiz Abi.

Inclusive à época foi divulgado que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investigava a compra de um terreno de 10 alqueires, através da empresa KLM Empreendimentos 10 alqueires de terra, feita pelo lobista Luiz Abi Antoun, justamente na cidade de Assaí/PR.

Estranhamente o ex-prefeito possuía procuração de Abi para atuar entre as duas partes (do comprador e do vendedor). Tal área finalmente fora registrada em nome de Luiz Mestiço, em abril de 2015.

Suspeita inicial do Gaeco versava sobre a possibilidade de tal área ter sido comprada com dinheiro de propina na Receita Estadual. A propriedade seria utilizada para construção de mais de 400 moradias populares, projeto esse abandonado pela empresa, após derrota de Luiz Mestiço em seu projeto de reeleição de 2016.

Como mortos não falam, não há como Luiz Abi Antoun confirmar (ou não) se o atual prefeito Tuti Bomtempo (PSD), de Assaí, ficou lhe devendo algum dinheiro. Por enquanto, não há evidências de tal operação, e não se pode levar a sério palavra de Luiz Mestiço.

Única certeza se trata da proximidade histórica entre Luiz Alberto Vicente e Luiz Abi Antoun (in memoriam). Quem participou daquele almoço em agosto de 2012 é também bastante testemunha.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br