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Postado dia 05/06/2025 às 17:40:41

Curitiba mira o futuro do turismo inteligente com inovação e realidade estendida

Nesda terça-feira (4/6), o auditório da UTFPR Neoville foi o ponto de encontro do ecossistema Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente) para traçar os próximos passos da cidade rumo a um turismo mais conectado, sustentável e criativo. O encontro reuniu representantes do setor público, de startups, de instituições de ensino e profissionais da área.

O evento começou com as boas-vindas da UTFPR, anfitriã e parceira no processo de inovação do turismo curitibano. Em seguida, os participantes foram convidados a conhecer o universo da realidade estendida com a apresentação da Beenoculus, empresa residente na UTFPR. 

A startup demonstrou soluções imersivas que prometem transformar a experiência turística na cidade, misturando o mundo físico e digital com o uso de inteligência artificial. Ricardo Fernandes da Silva, diretor do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR, explica que a tecnologia de realidade estendida permite conhecer espaços e possibilidades da cidade: óculos de realidade virtual vêm com uma inteligência artificial com a qual é possível conversar e pedir informações sobre restaurantes, museus, parques, locais turísticos, dicas de deslocamento. 

"A ideia desse produto é ajudar o turismo de tal forma que mesmo quem não esteja na cidade possa conhecê-la remotamente, é gerar interesse para a pessoa querer visitar presencialmente”, explica Silva.

Curitiba sob análise: onde estamos e para onde vamos

Outro destaque do encontro foi a Oficina de Maturidade DTI, conduzida por Wellington Medeiros, do programa Turismo Futuro Brasil e coordenador do DTI no Instituto Municipal de Turismo. A oficina avaliou a maturidade de Curitiba em diversas frentes do modelo DTI Brasil, com base em uma matriz que considera desde o cenário de 2023 até a visão desejada para 2024 e a realidade de 2025. Tudo isso com um objetivo claro: entender onde estamos para saber para onde ir.

“Essa matriz não é só um termômetro, é uma bússola estratégica que ajuda a identificar prioridades, promover integração entre os agentes do ecossistema e estruturar o avanço da cidade como destino turístico inteligente. Em outras palavras, não se trata apenas de tecnologia, mas de visão, articulação e planejamento de longo prazo”, declara Medeiros. 

Em uma escala de pontos de 1 a 5, em 2023 Curitiba obteve 3,15 de pontuação e no cenário atual alcançou 3,85, apresentando um desempenho acima da visão desejada de 3,58 na jornada DTI.

Balanço dos Grupos de Trabalho

A reunião terminou com atualizações dos Grupos de Trabalho, que têm sido peças-chave na movimentação do ecossistema:

GT Sustentabilidade, Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, apresentado por Yolanda Balthazar, reforçou a importância de soluções inclusivas e sustentáveis.

GT Governança e Segurança, com Júnior Sontag, trouxe atualizações sobre articulação institucional e medidas para garantir uma cidade segura e acolhedora para turistas.

GT Marketing, Criatividade e Experiência, sob comando de Leandro Roedel, discutiu formas de posicionar Curitiba de maneira mais autêntica e inovadora.

GT Tecnologia e Inovação, com Wellington novamente em cena, destacou ferramentas e projetos que podem alavancar ainda mais a experiência turística via dados, conectividade e digitalização.


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