Eleições

Postado dia 11/10/2012

24% dos eleitores deixam de votar em Ribeirão do Pinhal

Ribeirão do Pinhal foi a cidade do Paraná com o maior número de abstenções de votos nas eleições realizadas no último domingo. Dos 11.432 eleitores, 2.748 (24,04%) deixaram de comparecer às urnas. No Paraná a média de abstenções é de 14,8%.

Para o chefe do Cartório Eleitoral de Ribeirão do Pinhal, Leandro José de Souza, esse alto número se deve ao fato de que muitos dos títulos registrados pertencem a ex-moradores da cidade. ''Faz muito tempo que não realizamos um recadastramento eleitoral e muitas pessoas que ainda têm seu título aqui moram foram e preferem justificar sua ausência'', afirma.

Segundo ele, a expectativa é que essa porcentagem diminua depois que o recadastramento biométrico solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja feito no município. Isso, no entanto, não deve ocorrer de maneira imediata, conforme Souza. ''O recadastramento em todo o país deve ocorrer em todo até 2016 e primeiro será realizado nos grandes centros. É possível que ainda nas eleições a presidente soframos com alto índices de abstenção'', diz.

No município o pleito eleitoral transcorreu normalmente nas 35 seções espalhadas em seis diferentes locais (cinco na zona urbana e um na zona rural). O atual prefeito, Dartagnan Calixto Fraiz (PSD) foi reeleito com 46,92% da aprovação popular.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br