Uraí

Postado dia 24/10/2013

Município atende famílias e limpa cidade após temporal

por Márcia Panfieti

Nessa tarde de terça-feira (22/10), tudo está voltando ao normal na cidade de Uraí, após o temporal de ontem a noite, que causou muito estragos na cidade.

A primeira dama Roseli Comar e a secretária da Assistência Social Neide Ramos Francisca, visitaram as famílias,  que tiveram suas casas afetadas com a chuva, levando atendimento e conforto as pessoas, além de realizar   um levantamento das suas  necessidades. Em umadas casas,  a mulher  que vive com duas crianças pequenas gêmeas e a mãe idosa, tiveram que sair correndo de madrugada, pois   o telhado foi  totalmente arrancado, inclusive o madeiramento.

O prefeito Almir providenciou a compra e a entrega imediata de telhas edo material necessário para a reconstrução das casas e pediu urgência no atendimento  das famílias, muito preocupadopois  a meteorologia prevê mais  pancadas de chuvas na noite de hoje,  estendendo-se até o final de semana.

O secretário Marcos Bergamini e toda sua equipe estão trabalhando sem parar, retirando galhos e árvores que foram totalmente arrancadas pela raiz, pelos fortes ventos do temporal.  Segundo uma vistoria, realizadahoje pela  manhã a maioria das árvores que caíram, apresentavam riscos para a comunidade, pois  eram árvores antigas e seu tronco encontrava-se infestado por cupins, consequência da falta de  planejamentona  escolha de  espécies,  no espaçamento necessário entre as mudas e qual lugar  ideal para o plantio.

Cabe a prefeitura o cuidado com as árvores, mas cada vez que é necessário  cortar uma, há uma enorme dificuldade, pois pessoas denunciam a prática como criminosa ao Ministério Público. A prefeitura somente realiza o corte quando é autorizado pela Força Verde e necessáriopara que não coloquem em risco a segurança das pessoas; na  eliminação de ramos doentes e na  adequaçãodo desenvolvimento da planta a espaços, edificações e equipamentos urbanos do entorno, como postes e fios elétricos.

Nessa tempestade caíram árvores: no Fórum de Justiça, destruindo a garagem; outras duas destruíram todo o  muro do CRT ; em frente a Escola M. Dr João Ribeiro Jr, derrubando  o   poste  de luz do outro lado da rua e ainda muitas outras caíram encima de casas,  destruindo sua  frente, felizmente não causaram nenhuma vítima fatal. A maioria das árvores que caíram, já haviam sido avaliadas e feito o pedido de corte das mesmas.

Segundo um funcionário da Copel, 15 equipes estão trabalhando incansavelmente para que a energia seja restabelecida o mais breve possível, e garantiu solucionar 90% dos problemas até o início da noite, e que os casos mais graves são onde houve queda dos postes. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br