Cornélio Procópio

Postado dia 22/10/2015 às 16:47:29

Jornalista Ataíde Cuqui lança livro sobre o golpe militar

Afinal, que ditadura foi aquela?” Este é o título do livro que o jornalista procopense, Ataíde Cuqui, lança nesta quinta-feira (22). A obra explora o período da ditadura militar brasileira em sua cidade com narrativa feita de forma jornalística. Traz relatos de políticos, estudantes e membros da sociedade local que conviveram com o regime, entre 1964 e 1985, e um registro do cenário político na cidade desde o golpe militar até os resultados da Comissão da Verdade.

O livro é baseado e construído com oito personagens entrevistados, casos do ex-secretário de Fazenda do governo José Richa e ex-secretário do Codesul, Erasmo Garanhão, do ex-prefeito e ex-deputado constituinte Oswaldo Trevisan, do jornalista Paulo Martins e do empresário Floriano Leite Ribeiro, entre outros. Eles falam como viveram esse período histórico com a visão amadurecida de hoje, suas memórias, aventuras e opiniões íntimas, assim como as contradições das esquerdas após a democratização.

A ideia para o desenvolvimento da obra, segundo o autor, foi impulsionada pelo momento atual da política brasileira. Motivada pelas manifestações que vêm ocorrendo nos últimos anos, face a sucessivas denúncias de desvio de dinheiro público, busca estabelecer comparativos entre os pontos de vista sobre aquele período e o momento atual e as alternativas de lazer do jovem da época.

“É uma revisitação à própria história em busca de lições que inspirem a caminhada no presente e o desejo de escrever sobre s fatos que permearam nosso cotidiano ao longo dos pouco mais de vinte anos que durou aquele período. Se gerou temor às pessoas da nossa sociedade, também mostrou a alegria de uma época que ficou no passado”, revela Cuqui em sua obra de pouco mais de 80 páginas com boas ilustrações da época, vista por ele como das mais glamorosas.

Também conta sua trajetória profissional nos últimos cinquenta anos como jornalista, radialista e músico. “Seu livro nos conduz para uma leitura suave e atraente da primeira à última página, porém, austera, revelando fatos extraordinariamente interessantes vividos como comunicador social”, cita seu colega jornalista e empresário Athayde Alves de Oliveira, em sua apresentação da obra. O lançamento será na Cervejaria Charles Miller, Rua Ruy Barbosa, a partir das 19h30.

Ataíde Cuqui


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br