Veja Também -
Alunos da rede estadual podem se inscrever no programa Jovem Senador até sexta
Rodoviária de Campo Mourão não tem espaço para alimentação
Incêndio em Paranaguá reacende lembrança da tragédia de Notre-Dame
Cidade do Paraná reduz em 27% o número de dependentes do Bolsa Família em um ano
O que o Paraguai faz de melhor: PIX nos caixas eletrônicos- Veja + Geral
Geral
Postado dia 09/03/2026 às 14:39:33
Juíza afirma ter sido preterida por colega homem em promoção no Tribunal de Justiça
A juíza Ana Cristina Silva Mendes, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após ser preterida em uma promoção para a segunda instância, alegando irregularidade na escolha feita pelo presidente da Corte.
A magistrada, titular da 4ª Vara Cível de Cuiabá, estava em primeiro lugar na lista de promoção para substituir desembargadores na área cível. No entanto, o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, designou o juiz Antonio Veloso Peleja Júnior, que não constava na lista oficial. Ana Cristina argumenta que a decisão foi tomada de forma sigilosa e sem justificativas, o que, segundo ela, compromete a segurança jurídica e fere o princípio da impessoalidade.
Na reclamação protocolada no CNJ, a juíza pede a suspensão da convocação e defende que o Conselho assegure o cumprimento das regras de promoção estabelecidas. O episódio ocorre em meio ao Dia Internacional da Mulher, ampliando o debate sobre a representatividade feminina no Judiciário e sobre práticas que podem perpetuar desigualdades de gênero em cargos de maior prestígio.




