Primeiro de Maio

Postado dia 19/02/2013

Casos de dengue colocam cidade em situação epidêmica

de O Diário

O município de Primeiro de Maio (63 km de Londrina) está com situação epidêmica de dengue. As informações fazem parte do novo informe sobre os números da dengue no Paraná, divulgada nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde.

Com 10.832 habitantes, Primeiro de Maio, que faz parte da 17ª Regional de Saúde com sede em Londrina, tem 57 casos confirmados de dengue e 293 notificações. Com isso, a incidência da doença chega ao índice de 526,22 casos por 100 mil habitantes.

No Estado, além de Primeiro de Maio, outros quatro municípios alcançaram a taxa de 300 casos por 100 mil habitantes, que determina situação epidêmica. Terra ica, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamborada são municípios, assim como Primeiro de Maio, com menos de 15 mil habitantes e, por isso, um número baixo de casos já os colocam em situação de epidemia.

Na área da 17ª Regional de Saúde, outro município que merece tenção especial é Jataizinho (25 km de Londrina. Com 11.859 habitantes, foram registrados 13 casos confirmados de dengue e 223 notificações, com um índice de 109,62 casos de dengue por 100 mil habitantes.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, lembra que dos 11 municípios hoje endêmicos no Estado, dez deles têm menos de 20 mil habitantes. Por isso, nesses casos, ele considera que com uma intervenção correta e oportuna, o controle da doença se dá com maior facilidade. "São municípios pequenos. Mobilizando toda a comunidade para a eliminação dos criadouros do mosquito podemos diminuir o número de casos em poucas semanas", explicou.

Outro aliado no combate a dengue é o UBV pesado (fumacê) que atua no enfrentamento do mosquito adulto. A orientação é que a população abra janelas e portas quando o carro do fumacê passar. O Estado já enviou equipes e caminhonetes para realizar a aplicação do veneno em todos os municípios epidêmicos.

Por outro lado, o trabalho conjunto do Estado, municípios e comunidade já está dando resultado. Peabiru, a cidade com mais casos de dengue no Estado (912), apresenta tendência de queda nos casos confirmados. Há três semanas o município registrou 130 casos em sete dias. Já nesta última semana foram apenas 13.

"Os dados mostram uma tendência que pode se confirmar se cada um fizer a sua parte. O momento é de mobilização, pois a dengue se combate todo o dia", destacou Caputo Neto.

Outro lado

De acordo com o informe, de agosto de 2012 até esta segunda-feira, no Estado já foram confirmados 4.221 casos, elevando a taxa de incidência estadual para 37,24 casos por 100 mil habitantes, índice que é considerado baixa pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Paraná não vive uma epidemia de dengue e está longe das taxas de incidência de outros estados do país. "Hoje a dengue está concentrada em alguns municípios e estamos trabalhando forte para evitar o avanço da doença", explicou.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br