Quatiguá

Postado dia 14/11/2013

Recursos estaduais vão para bairro mais carente e estradas rurais

governador visita 6 cidades da região
Richa é recebido pela comunidade local

A população de Quatiguá, no Norte Pioneiro, decidiu aplicar os R$ 330 mil repassados pelo governo estadual, a fundo perdido, em melhoria da infraestrutura do Jardim Cristal, onde moram cerca de mil pessoas. O dinheiro é do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) e sua aplicação deve ser definida pela população. 

Ao receber o governador Beto Richa nesta quinta-feira (14), o prefeito Luiz Fernando Dolenz disse que a prefeitura irá implantar galerias pluviais, para combate à erosão, e meio fio no Jardim Cristal. “É o bairro mais carente do município e o investimento vai ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores”, disse ele.

O município participa de dois importantes programas desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária: o Leite das Crianças e o de aquisição de alimentos – pelo qual o governo adquire a produção de agricultores e a repassa às entidades sociais. 

Foram liberados para as prefeituras recursos para compra de calcário agrícola para pequenas propriedades e para óleo diesel usado para melhorias de estradas rurais. 

Em Quatiguá, está em construção uma nova unidade de saúde, que será entregue ao município com um kit completo de equipamentos, incluindo consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças, armários e móveis. O município já recebeu uma ambulância para transportar pacientes. Além disso, a cidade recebe recursos da Secretaria Estadual da Saúde para fortalecer as ações de vigilância em saúde. 

O prefeito Luiz Fernando Dolenz destacou, também, os investimentos em habitação. “Já foram entregues moradias para 15 famílias de pequenos agricultores e há contrato para mais 19 casas rurais. Estamos fechando parceria para moradias para 30 famílias da área urbana”, contou o prefeito.

No encontro com o governador, foi destaque também a fábrica Gaiolas Quatiguá, que emprega 230 pessoas. “É a maior empregadora do município e contribui muito com a cidade”, disse o prefeito. A fábrica contratou financiamento de R$ 1,9 milhão da Fomento Paraná para um programa de expansão que resultará em mais empregos para Quatiguá. 

Foram destacadas, também, as obras que estão sendo realizadas de recuperação e conservação de sete quilômetros no acesso de Quatiguá a Wenceslau Braz, e trabalho de conservação de faixas de domínio. 

O município recebe recursos do Programa de Atenção às Famílias, da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social. 

Durante o evento com o governador, foram entregues geladeiras para 80 famílias de Quatiguá. Os equipamentos são do programa Geladeira da Família, da Copel, que neste ano atende 12 mil famílias de 52 municípios paranaenses. A geladeira velha é trocada por um equipamento mais moderno, com o objetivo de evitar o desperdício de energia. As famílias podem reduzir o consumo para se enquadrarem no programa Luz Fraterna, que isenta a conta de luz para quem consome até 120 kWh por mês. 

Participaram do evento, os secretários estaduais do Emprego, Trabalho e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, e da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, além dos deputados estaduais Alexandre Curi e Pedro Lupion. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br