Quatiguá

Postado dia 27/07/2013

Festa de São Cristóvão em Quatiguá começa neste sábado

A Festa de São Cristovão, evento tradicional do calendário quatiguaense, acontece a partir deste sábado, 27. A programação da festa começa pela missa realizada às 19h30. Após a celebração a festa acontecerá no Pavilhão São Cristóvão, próximo à Igreja Matriz. Haverá "Festa Julhina" com apresentação da "Dança da Quadrilha". A organização promoverá venda de assados e barracas de doces salgados, pipoca, pinhão, amendoim, quentão. A noite será animada pela "Banda Miragem", de sertanejo universitário. 

No domingo, a programação começa pela manhã com celebração de missa às 9hs e após a “Procissão de São Cristóvão”, considerado pela comunidade católica como o santo protetor dos motoristas. Os motoristas receberão a benção dos veículos através do Pdre Christian.

Entre as atrações do domingo, está o Almoço de Confraternização no Pavilhão São Cristóvão, Também com a animação da Banda Miragem.

Toda a comunidade e região está convidada a prestigiar o evento.

A história de São Cristóvão

Padroeiro de todos os motoristas e protetor dos viajantes, São Cristóvão é um dos santos mais populares da Igreja Católica. O dia 25 de julho é considerado o Dia de São Cristóvão, que ficou conhecido por ter sido um homem que buscava o maior rei dos reis para servir, andando por todo o mundo a procura do grande governante.

Segundo a lenda, Cristóvão encontrou um grande rei que dizia apenas temer o demônio, achando que o demônio então era o grande rei, Cristóvão o encontrou e o serviu, porém um dia ao passar no monte onde Jesus estava sendo crucificado, o demônio saiu correndo dizendo que o temia. Então Cristóvão foi em busca do Cristo para lhe servir, mas não encontrou em nenhum lugar da Terra. Um dia, em sua busca, Cristóvão encontrou um eremita que lhe disse que deveria fazer algo de bom por seus semelhantes e daí encontraria o Cristo.

Cristóvão dirigiu-se então a um rio da região para ajudar os moradores a atravessá-lo. Nesse trabalho de cooperação aos seus semelhantes, Cristóvão ficou por muito tempo. Um dia, um menino chegou à beira do rio e pediu a Cristóvão que o carregasse até a outra margem.

Cristóvão o colocou em suas costas e começou a atravessar, porem, a cada passo que dava, o menino ficava mais e mais pesado. Ao chegar à margem, Cristóvão reclamou ao menino que parecia que pesava como o mundo todo, ao que o menino respondeu: “Não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro em teus ombros, como também carregaste Aquele que criou e fez o mundo inteiro. Eu sou Jesus Cristo, o Rei, a quem serves neste mundo”.

Cristóvão quer dizer justamente, “aquele que carrega Cristo”. Após isso, Cristóvão passou a seguir a fé cristã e trabalhou para fazer a conversão de diversas pessoas, falecendo como mártir por volta do ano 250. Foi canonizado no início do século IV.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br