Santa Mariana

Postado dia 03/08/2013

Prefeito Jorge Nunes quer investir 1% em Cultura no próximo ano

Nelson Paulino, Tina Tonetti e Jorge Nunes

Na segunda-feira, 29, durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura, o prefeito de Santa Mariana, Jorge Rodrigues Nunes (PMDB), comentou sobre a criação de uma secretaria exclusiva para a Cultura e já com investimento de um por cento do orçamento municipal.

Atualmente o município arrecada aproximadamente R$ 18 milhões anuais. A proposta do município seria então investir já no próximo ano R$ 180 mil exclusivamente em cultura, lazer e eventos na cidade.

De acordo com o prefeito, mesmo com as dificuldades encontradas, já neste começo de governo houve investimentos  no evento tradicional “Show dos Shows” e na elaboração e entrega dos livrinhos do terceiro concurso do livro dos alunos municipais. Para esse ano há ainda a previsão da realização do “Show do Folclore”, desfiles de7 de setembro e 11 de outubro, e ainda a reformulação do baile tradicional da cidade e o projeto envolvendo o “Natal Encantado”.

Ao participar do evento, Tina Toneti discorreu sobre os investimentos em cultura no município de Jacarezinho, nos seus dois mandatos como prefeita. Entre as principais iniciativas ela citou a criação de oficinas permanentes com aulas de piano, capoeira, violão entre outras formas culturais até o fortalecimento de grandes eventos. “Criamos um fundo municipal de cultura, reavivamos o carnaval de rua, Fetexas, o Fejacan, criamos o ENCENA - mostra regional de teatro -. e já chegamos a investir mais de 1% em cultura, pois acreditamos que só assim haverá a valorização e incentivo à história de nosso povo”, destacou Tina.

Segundo o diretor de Planejamento, Nelson Paulino Leite Junior, “devemos continuar a fomentar as manifestações e as participações nos eventos no município pois aqui temos muita história e valorizamos isso. Somos descendentes de mineiros, paulistas, italianos e japoneses, assim há mais desafios e diversidade na composição deste Plano Municipal de Cultura. Já valorizamos eventos como a “Folia de Reis”, músicas de raízes sertanejas, a cozinha mineira, japonesa e a “Festa da Uva Rubi”. Devemos continuar nesse ritmo pois aqui que foi o berço da descoberta da uva Rubi e queremos sempre manter esse título de cidade e Terra da Uva Rubi”.

A Conferência Municipal de Cultura contou também com a presença dos vereadores Luquini (PT), Mauro Mansano Romero (PR), Ademir Colombo, o Pirão (DEM) e Padre Augustinho Spigoloni, a secretária da Educação, Rosilene Uzai, além de diretores de creches e escolas municipais e estaduais, representantes de entidades de classe, o palestrante Danilo de Oliveira, a chefe de Divisão de Cultura, Marilda Spagolla e ainda a secretária parlamentar do gabinete do deputado federal Ângelo Vanhoni, Valentina Helena de Andrade Toneti, a Tina Toneti.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br