Barra do Jacaré

Postado dia 13/09/2013

Prefeito Edão fala da qualidade de vida em seu município

Edimar de Freitas Alboneti, o Edão

Ao comentar sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de seu município, que está entre os que mais avançaram nos últimos 20 anos no Paraná, o prefeito de Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti, o Edão, atribui tal desempenho ao "trabalho" realizado.

Segundo dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), em 1991, Barra do Jacaré ocupava a 111ª posição entre os municípios do Paraná, passando para o 45º lugar no ranking estadual em 2010. Entre as localidades do norte pioneiro, o município saiu da 12ª para a 2ª colocação, estando à frente de centros maiores como Bandeirantes, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.

Segundo Edão - que cumpre o segundo mandato como prefeito -, aqueles resulta demonstra que o município vem colhendo o resultado do trabalho projetado. A meta era avançar na saúde, educação, agricultura, habitação e emprego, então ele havia ido atrás de parcerias com o governo estadual e federal.

Barra do Jacaré havia ficado 12 anos sem moradia popular, mas sua administração já desenvolve projeto de construção de 125 casas populares. As novas moradias devem ser entregues no próximo ano.

O prefeito revela que o foco em seu primeiro mandato era a geração de empregos. Então ele estabeleceu parcerias que abriu mais de 200 postos de trabalho para sua comunidade em cidades vizinhas.

com o vereador Alexsander do Nascimento

Na área de saúde, Edão comenta que na saúde sua administração realizou convênios com hospitais e implantou alguns programas em seu município, o que vem dando certo.

Em educação, um dos projetos foi a implantação de consultório de dentista na escola municipal para atender os alunos.

Ao avaliar os projetos realizados no primeiro mandato e nesse começo da segunda gestão, Edão comenta que "as coisas foram fluindo e a cidade foi mudando com o passar do tempo", como a geração também de mais de 100 empregos em Barra do Jacaré.

Como principal desafio à frente, o prefeito citou a obra já iniciada de implantação de um aterro sanitário e de uma usina de reciclagem. Ele cita que seu município já adquiriu um coletor e agora está em busca de um caminhão para a reciclagem. A administração municipal também está pleiteando a implantação de rede de esgoto, esperando inclusive a vinda de técnicos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para elaboração daquele projeto.

 

PARA SABER MAIS:

Barra do Jacaré e Bandeirantes melhoram IDH nos últimos 20 anos



comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br